O que você vai ler
Se esse artigo tivesse sido escrito há dez anos, estaríamos falando que a migração de armazenamento de sistemas para a nuvem colocaria a sua empresa a frente das demais e que com isso sua empresa poderia se destacar no mercado.
Hoje, falar de Cloud é oferecer aos clientes, funcionários e parceiros da sua empresa, a disponibilidade que todos esperam e já estão acostumados em suas vidas particulares.
Em tempos em que as ações precisam ser tomadas de forma cada vez mais rápida e precisa, é fundamental que eles tenham acesso a informações e sistemas que possibilitem um acesso rápido, seguro, sempre disponível e atualizado.
Empresas que, hoje, não possuem nenhum grau de armazenamento em nuvem em seus negócios, não podem dizer que são empresas em transformação digital. O armazenamento em nuvem não é mais considerado um diferencial, mas sim, um requisito básico e estratégico para o desenvolvimento e sucesso de um negócio, a médio e longo prazo.
Você já deve estar sabendo que, recentemente, a Atlassian, uma das maiores empresas de softwares colaborativos do mundo, presente e incentivando a inovação em mais de 200 mil empresas ao redor do mundo, anunciou que o foco prioritário da empresa será no desenvolvimento de tecnologias em cloud.
Para ajudar você a entender melhor o armazenamento em data-center e em cloud, criamos esse artigo.
Siga a leitura e descubra mais sobre o Jira Data Center e Jira Cloud e as 11 principais diferenças entre eles.
Vem com a gente!
Jira Data Center
O Jira Data Center é um modelo on-premise moderno, criado para facilitar o trabalho de equipes que necessitam de uma solução autogerenciada. Ao utilizar esse formato de armazenamento, a empresa possui o controle total do seu ambiente.
Suprindo assim, as necessidades específicas de empresas que desejam ou necessitam manter as soluções da Atlassian em seus próprios ambientes. Além, de poder contar com algumas vantagens importantes, principalmente, se sua empresa for de grande porte. Pois, esse modelo de solução foi pensado e desenvolvido com foco nas necessidades dessa categoria de empresas.
Jira Cloud
Como dissemos anteriormente, a Atlassian anunciou que o foco da empresa será no desenvolvimento de tecnologias em cloud. Mas, você não precisa se preocupar, pois, durante todo o processo de transição e migração, sua empresa poderá contar com todo suporte e apoio necessários, para que possíveis bugs e incidentes sejam evitados.
Com a nuvem, as empresas podem concentrar seus esforços em seus negócios, deixando o gerenciamento burocrático de lado e economizando recursos que hoje são destinados a demandas de infraestrutura e manutenção.
Além disso, o armazenamento em nuvem permite que os modelos de contratação sejam mais diversos, trazendo para sua empresa maior flexibilidade e agilidade em seus contratos. Algo que os contratos de modelos on-premise não conseguem oferecer devido a suas especificidades.
11 principais diferenças entre Jira On-premise e Jira Cloud
Abaixo, separamos para você uma lista, com as 11 principais diferenças entre os dois modelos de armazenamento. São elas:
Gerenciamento de projetos
No modelo On-premise, o gerenciamento de projetos é baseado no controle completo da empresa sobre o seu ambiente e a licença do software pode ser adquirida de forma anual e inclui a manutenção do serviço.
Já o Jira Cloud, possibilita que o controle dos processos seja realizado em um ambiente independente e também, que outras equipes possam trabalhar de forma integrada. Além de, uma experiência muito mais moderna e de máxima personalização e poder contar com uma biblioteca com vários modelos de projetos, como Scrum, Kanban e rastreamento de bugs.
Recursos do produto
O modelo on-premise possui uma usabilidade mais complexa, que incluem processos e fluxos que necessitam da autorização do administrador para realizar alterações.
No Jira Cloud, os usuários podem realizar autoatendimento quando estão com algum problema, de forma simplificada e sem a necessidade de um profissional de infraestrutura ou manutenção.
Além, de poder contar com listas de principais funcionalidades dispostas de forma simples e objetiva, que podem ser ativadas e desativadas com apenas um clique, alto nível de personalização, tornando os processos mais intuitivos e também com um sistema auxiliar de criação.
Automação Integrada
A automação dos processos no Data-center é realizada através de aplicativos disponíveis na loja da Atlassian.
O Jira Cloud possui mais opções de automação integrada e de forma mais acessível. Pois, dispõe de um conjunto de funções que podem ser aplicadas a um fluxo de trabalho para automatizar ações repetitivas, assim como, atribuir funções ou condições a um usuário e dispor de uma Biblioteca de automação bastante completa e atualizada.
Visualização de tarefas
No Jira Cloud a experiência de visualização de tarefas foi simplificada e aprimorada, permitindo a personalização dos campos e a marcação de campos de maior uso. Algo que não era possível no modelo on-premise.
Além disso, a transição de tópicos (workflow) pode ser realizada de forma mais simples e objetiva de dentro da visualização de cada tarefa e a adição de arquivos pode ser realizada com mais rapidez.
Novo Editor
O novo Editor da Atlassian, disponível no Jira Software Cloud, proporciona uma melhor experiência na edição de tópicos, pois, eles foram redesenhados para serem mais intuitivos e usados com maior facilidade, contando também com o uso de cards. Ao mesmo tempo, que mantém grande parte dos recursos oferecidos pelo modelo on-premise.
Inteligência Preditiva
Diferente do Jira Data Center, o Jira Cloud utiliza de Machine Learning para sugerir, de forma otimizada, para qual usuário deve ser atribuída determinada tarefa (ticket). Com um nível de assertividade de 86%, o Jira Cloud possibilita que o tempo gasto na busca por usuários, para quem atribuir a tarefa, seja menor, permitindo assim, que o processo de atribuição de tarefas seja mais rápido e assertivo.
Navegador de Tarefas
Com um navegador de tarefas atualizado, o Jira Cloud facilita a navegação por tarefas através da visualização em forma de tabela e com a opção de busca e de filtros.
Pesquisas
O processo de busca no Jira Data-center é realizado por correspondência básica de texto.
Já o Jira Cloud oferece o recurso de “Busca” com informações adicionais, para que a pesquisa realizada pelo usuário seja mais fácil e rápida. Oferecendo opções como: “tarefas recentemente vistas”, “boards”, “projetos”, “filtros” e “planos”. Além de permitir a busca por outros produtos ligados ao software, como: Confluence, Bitbucket, Opsgenie, etc. E disponibilizar o uso de JQL para buscas mais avançadas.
Roteiros
Tanto o Jira Data-center quanto o Jira Cloud oferecem Roteiros avançados para a criação de planos para várias equipes. A principal diferença entre os dois, é que o Jira Cloud oferece um recurso chamado Roadmaps, onde o usuário pode gerenciar o seu roteiro e seu planejamento interno em um só lugar, dando assim, maior visibilidade para as tarefas e projetos, facilitando a comunicação entre o time e os stakeholders e contribuindo para que todo time esteja na mesma página.
Além disso, esse novo recurso permite que o usuário crie relações entre épicos, marcado diretamente no roadmap e exporte informações ou dados para apresentações de forma simples e rápida.
Insights e relatórios ágeis
Tanto o Jira Data-center quanto o Jira Cloud oferecem diversos modelos de relatórios ágeis, permitindo que o usuário tenha acesso aos relatórios sobre métricas e performance em tempo real.
A diferença do Jira Cloud é que ele oferece Insights atualizados frequentemente com informações da comunidade, para fornecer melhores insights em boards e backlogs sobre a performance de cada time e assim contribuir para a tomada de decisões mais assertivas.
Encerramento do modelo on-premise
A Atlassian anunciou que irá encerrar o suporte do modelo Server em 15 de fevereiro de 2024. Mas, isso não quer dizer que as empresas que necessitam permanecer utilizando o modelo on-premise ou que desejam realizar a transição para a nuvem de forma mais lenta e gradual, precisem se preocupar. Pois, a Atlassian continua realizando a venda e fornecendo todo o suporte para o modelo on-premise.
E se a internet cair?
Essa é uma dúvida comum quando falamos em armazenamento em nuvem. Mas, não deve ser uma grande preocupação, pois, dependemos tanto da internet, que se a empresa estiver offline quase todos os setores das empresas estarão limitados e não só uma ferramenta ou recurso.
No cenário atual onde a internet dificilmente é um problema. Visto que cada vez mais, as empresas estão adotando o trabalho remoto, os prejuízos por ficar temporariamente offline são muito menores do que a empresa não investir em transformação digital e consequentemente, no armazenamento em nuvem.
Conclusão
Como vimos nesse artigo, o armazenamento em nuvem não é mais um diferencial e sim uma necessidade de empresas em transformação digital.
Sabemos que adotar ou migrar para novas soluções e ferramentas não é uma tarefa simples. Por isso, é fundamental investir em planejamento e poder contar com parcerias de qualidade para otimizar o processo e alcançar os objetivos desejados.
Caso você tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato conosco, clicando aqui! Nossos especialistas estarão à sua disposição para ajudar a sua empresa a encontrar as melhores soluções e alcançar grandes resultados!
Esperamos que você tenha gostado desse post! Para mais conteúdos como esse, siga acompanhando o nosso blog!
Para saber mais sobre as soluções que a CSP > Tech pode oferecer à sua empresa, acesse: www.csptech.com.br