A busca pela melhor maneira de desenvolver projetos, não para. Não é para menos, já que as empresas estão sempre em busca de melhores resultados, mais rápido e com menor custo  — e isso não se restringe apenas ao desenvolvimento de softwares.

A metodologia ágil faz exatamente isso, permitindo lançamentos rápidos em resposta ao feedback do cliente e rápida adaptação à medida que novas tecnologias surgem.

Não à toa as metodologias ágeis vem se tornando cada vez mais populares. Em especial o Scrum.

Isso porque o Scrum permite altos níveis de desempenho da equipe com foco na auto-organização e na colaboração inter-funcional.

Por mais que não seja exatamente uma metodologia “nova”, os métodos de gerenciamento em cascata — tradicionais — ainda ganham em volume de adeptos.

Graças aos seus benefícios evidentes, a busca pela implantação da metodologia ágil nas empresas vem crescendo cada vez mais.

E à medida em que as empresas se tornam maiores e mais complexas, é necessário que haja um sistema de gerenciamento que possa trabalhar em equipe e, ao mesmo tempo, permita flexibilidade em todos os níveis de desenvolvimento – um sistema como o Jira Software.

Neste post falaremos sobre alguns dos benefícios do Scrum e como o Jira pode te ajudar a obter o máximo do seu desenvolvimento Ágil.

Vantagens no uso do Scrum

Scrum é uma das estruturas de gerenciamento de projetos ágeis lançada no início dos anos 90 — ainda uma das mais utilizadas hoje em dia — que permite que as equipes construam produtos flexíveis.

Ele enfatiza um ambiente de trabalho colaborativo onde os indivíduos em todo o projeto — proprietários de produtos, desenvolvedores, designers, etc — trabalham em conjunto para ajudar a equipe a atingir os objetivos estratégicos.

Com uma estrutura Scrum, as equipes podem planejar e executar seus projetos de forma mais eficiente, eficaz e otimizada.

Benefícios do Jira

Com o Jira, as equipes têm uma forte ferramenta de gerenciamento de fluxo de trabalho, com relatórios detalhados e atualizados automaticamente de acordo com o desenvolvimento do projeto, que permite identificar riscos antecipadamente e manter o backlog do produto atualizado.

Ela também inclui fluxos de trabalho personalizados para cada projeto, portanto, mesmo que você esteja trabalhando em inúmeros projetos de uma só vez, você sempre terá uma noção clara de quem está trabalhando em quê e onde podem existir quaisquer gargalos.

A visibilidade compartilhada por toda a equipe permite um melhor planejamento e colaboração.

O que isto significa, na prática?

  • Maior facilidade em lançar um produto final de alta qualidade – sem mais atrasos ou surpresas em a fase de integração do projeto
  • Menos bugs no final de cada sprint, o que significa um software mais estável e menos retrabalho
  • Mais autonomia e controle, permitindo focar em qualidade de forma efetiva
  • Clientes e equipe mais satisfeitos

Painel Scrum no Jira

Com Jira, você pode facilmente rastrear e relatar seus projetos Scrum.

O painel de controle Scrum fornece visualizações em tempo real de dados do projeto — como os relatórios de burndowns, por exemplo —, relatórios de sprint e muito mais.

Os membros do time conseguem ter autonomia ao mesmo tempo que é possível que o gerente do projeto mantenha o controle sobre o que está acontecendo em todas as equipes, com painéis de controle que dão a todos uma imagem clara do progresso.

Com a flexibilidade do Jira, as equipes estão livres para trabalhar com qualquer processo que considerem adequado — Scrum é apenas uma das muitas metodologias ágeis que podem ser implementadas na plataforma.

Os painéis Scrum são ideais para equipes técnicas que praticam agile, mas equipes de todos os tipos podem tirar proveito dos conceitos chave do scrum e usar o painel de controle do Jira Scrum para facilitar o gerenciamento de projetos.

Projeto de Scrum no Jira

Estruturar um novo projeto Scrum no Jira não tem mistério, principalmente porque a ferramenta é bastante intuitiva e direta — ainda que seja um sistema bastante robusto.

Mas, para te ajudar a tornar esse processo ainda mais fácil, separamos abaixo os 7 passos para organizar o seu projeto.

Passo 1 — Criar o Projeto

Comece criando um novo projeto na ferramenta. Você pode adicionar um template de projeto Scrum em Jira para configurar automaticamente certos campos para você, ou criar um projeto Scrum personalizado para ter controle total sobre o processo de sua equipe.

Passo 2 — Tarefas e histórias do usuário

Crie as tarefas necessárias para completar seu produto e as histórias de usuários.

Importante ter em mente que você não precisa  ter uma história do usuário definitiva, para começar. É possível criar “amostras de histórias” inicialmente.

Passo 3 — Reunião de planejamento do 1° Sprint

Dê início à criação do seu primeiro Sprint — período do projeto, que compreende de 2 a 4 semanas geralmente —, no backlog. Em seguida, realize a Reunião de Planejamento do Sprint com toda a equipe.

A primeira reunião de planejamento de Sprint é muito importante, uma vez que ela ajuda a criar senso de responsabilidade com as tarefas e metas, além de aumentar a integração da equipe na definição dos objetivos.

Uma vez concluída a Reunião de Planejamento de Sprint, você começa a executar seu sprint.

Passo 4 — Reuniões diárias (acompanhamento)

Uma vez iniciado o sprint, deverão ser feitas rápidas reuniões diárias, para acompanhar o desenvolvimento das tarefas — geralmente na parte da manhã, logo no início do dia. Mas não é uma regra, as reuniões podem ser feitas no horário que melhor se adaptar ao seu time.

O objetivo disto é ver se alguém de sua equipe está enfrentando obstáculos para completar as tarefas de sprint.

Passo 5 — Fique de olho nos dados!

Este é um bom momento para verificar os dados de andamento do projeto.

Desta forma você será capaz de acompanhar a quantidade real e estimada de trabalho concluído e a ser feito durante o sprint.

Um dos grandes benefícios do Jira é que os dados são carregados automaticamente e os gráficos ficam sempre atualizados, à medida que você completa os itens de trabalho.

Passo 6 — Revisão do Sprint

Uma vez que o Sprint tenha terminado, é hora de ter sua Reunião de Revisão.

Esta é uma das etapas mais importantes do sprint, Nela é feita uma discussão sobre o que foi alcançado ao longo do Sprint passado, quanto trabalho foi concluído e quaisquer obstáculos potenciais enfrentados pelos desenvolvedores

Neste ponto, o Scrum Master deve dar a todos algum tempo para feedback sobre como eles trabalharam juntos como uma equipe e individualmente.

Neste momento pode ser feita também a revisão da história do usuário, para verificar a necessidade de mudanças ou atualizações.

O objetivo da Reunião de Revisão da Sprint é que todos analisem o que foi alcançado desde a última Sprint e determinem se o projeto está indo na direção certa, à partir dos dados coletados nos Sprints anteriores

Passo 7 — Criação do próximo Sprint

O sprint anterior será movido na seção Sprints Completos e chegou a hora de dar início ao próximo sprint.

Com base nas análises de dados e avaliações da equipe, sobre os sprints passados, você poderá observar se é necessário fazer ajustes estratégicos para potencializar os resultados do próximo sprint — e, claro, da entrega final.

Mas essa é só a ponta do Iceberg!

O Jira Software não se resume apenas ao Scrum. Ele é uma ferramenta completa para equipes ágeis, que pode ajudá-lo a automatizar o processo de gerenciamento do projeto e lhe dar controle total.

O Jira permite gerenciar muitos projetos diferentes, acompanhar o fluxo de trabalho e automatizar processos.

Por tudo isso, ele tem uma interface muito intuitiva que é fácil de usar e ajuda você a tirar o máximo proveito do Jira em apenas alguns cliques.

Além disso, é possível fazer integrações com diversas outras ferramentas — como o Power Bi e o Confluence — fazendo do Jira uma ferramenta ainda mais completa, capaz de atender às necessidades de times de todos os tamanhos.

Jira e Metodologias Ageis
0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)