É um fato bem conhecido que, para alcançar o sucesso, você precisa ter foco no objetivo final e clareza sobre cada etapa do processo de desenvolvimento.

Quando falta algum destes ingredientes essenciais, alcançar resultados medianos acaba sendo a melhor das hipóteses. Isto é especialmente verdadeiro quando se trata de negócios e desenvolvimento de projetos.

Uma das ferramentas mais importantes para conseguir foco e clareza é o Roadmap.

Ele funciona como o GPS do seu planejamento, te ajudando não apenas a manter a rota correta, mas também a chegar nos seus objetivos mais rápido, já que o risco de cometer desvios imprevistos é muito mais baixo — afinal, com ele, você sabe exatamente para onde está indo.

O que é o Roadmap?

Os Roadmaps — ou roteiros — são ferramentas visuais e descritivas poderosas que apontaram como será o processo de desenvolvimento do produto ou projeto a cada período de sua evolução (do início até o final).

Basicamente, é uma forma de mapear marcos e eventos que ocorrerão no ciclo de vida de seu projeto/produto.

Iniciar um projeto sem desenhar um Roadmap bem estruturado é como ficar preso em uma viagem sem rumo, sem ideia de para onde você está indo — neste caso, na melhor das hipóteses você pode dar umas boas voltas para chegar no objetivo final, gastando muito tempo e esforço desnecessários.

Para que serve o Roadmap?

Um Roadmap é uma ferramenta valiosa para ajudá-lo a entender o que acontecerá a seguir e como cada passo levará a outro.

Como ele mostra todas as etapas que ocorrerão (todos os marcos) até que você atinja seu objetivo.

É uma maneira inteligente de concentrar seus esforços em cada passo, fazendo o que é realmente importante ser feito em cada etapa, sempre com foco no objetivo final

Ele mostra como tudo se encaixa, tanto no tempo quanto no escopo, ajudando a entender como concretizar a visão de meta inicial.

Qual a importância dele para o projeto?

As funcionalidades e benefícios do roadmap conseguem resumir de forma bem clara  a importância que ele têm para o desenvolvimento do projeto.

É o ponto de referência que garante que você não perca de vista o que precisa ser feito e quando isso precisa ser executado.

Com ele, você será capaz de alocar melhor seus recursos e otimizar o uso do tempo.

Algumas das principais funcionalidades dos Roadmaps são:

  • Foco: Você sempre saberá para onde está indo e o que tem que ser feito em seguida.
  • Transparência: Todos nós trabalhamos para o mesmo objetivo, com as informações necessárias para tomar decisões com base neste entendimento comum.
  • Evita desperdiçar tempo: O Roteiro minimiza o risco de perder tempo devido a desvios imprevistos do caminho planejado

Já os principais benefícios do uso de roteiros são:

  • Alinhar equipes e parceiros comerciais mais rapidamente devido a um entendimento comum das metas de curto e longo prazo.
  • Atribuir de tarefas para que todos os participantes envolvidos no projeto possam ver facilmente o que precisa ser feito e até quando, entre outros detalhes.
  • Minimizar o risco de desperdício devido a desvios imprevistos.

Como criar Roadmaps de forma descomplicada

A criação de um roadmap é um processo que requer planejamento.

E não é por acaso que o primeiro passo na construção de projetos utilizando roteiros é criar uma estratégia baseada nos objetivos e metas finais do projeto.

O que fazer?

1- Defina os objetivos estratégicos — da empresa e do produto.

É muito importante saber para onde estamos indo e quais são nossos objetivos a curto, médio e longo prazo. O roteiro será um mapa de como atingir esses objetivos

2- Descubra quais problemas seus clientes precisam resolver.

Além de mostrar os passos futuros ou marcos, um roteiro deve se concentrar nos problemas que seus clientes querem resolver. Assim, você consegue dar o primeiro passo na validação do seu produto e na demanda por ele no mercado final.

3- Faça o desenho inicial da visão do produto.

Além de saber o que precisa ser feito para não perder de vista o objetivo, é importante que todas as pessoas envolvidas no projeto ou empresa pensem a partir da mesma perspectiva e compartilhem a mesma visão sobre o produto final e as metas a serem alcançadas.

4- Defina tempo e recursos.

Um roteiro tem tudo a ver com marcos, por isso é importante saber o que precisa ser feito e quando tem que ser feito antes de finalizar seu plano.

5- Valide a ideia:

uma vez que tenhamos estabelecido tudo precisamos considerar, devemos validar isto. É fundamental verificar se as premissas de planejamento iniciais realmente condizem com alguma necessidade do público. Com isso, evitaremos perder tempo e recursos fazendo suposições incorretas e desenvolvendo um “excelente produto” que não tem valor real no mercado.

6- Defina e priorize as funcionalidades do produto:

Agora que temos uma ideia geral do que será o produto, precisamos definir algumas funcionalidades básicas. É aqui que entra em jogo a construção de uma primeira versão do seu roteiro. É necessário analisar cada uma das funcionalidades propostas e priorizar aquelas que servirão melhor à ideia inicial. Agora que sabemos o que fazer e quando, precisamos determinar a ordem de desenvolvimento de cada área funcional

7- Faça revisões e ajustes periódicos no roteiro:

um roadmap é um documento vivo que pode ser alterado a qualquer momento. Não importa quão boa seja sua estratégia, você terá que fazer ajustes ao longo de todo o processo de desenvolvimento

Por fim, compartilhe o roteiro com toda a equipe. Todos nós trabalhamos para um objetivo comum e é importante que todos saibam o que estamos fazendo, por que estamos fazendo isso e quando esperamos que os próximos passos aconteçam. Desta forma, podemos evitar problemas que possam surgir ao longo do caminho ou quaisquer mal-entendidos sobre o processo de desenvolvimento do projeto

Os roteiros são uma ótima ferramenta a ser usada no desenvolvimento de projetos. E, sem dúvidas, o uso de um roadmap bem organizado levará a melhores resultados no final do dia.

Os roteiros de produtos nos ajudam a manter o rumo e priorizar as tarefas durante o processo de desenvolvimento para que possamos evitar qualquer desvio de nosso rumo inicial.

Ferramentas

Um dos aspectos mais importantes da criação de um roteiro de sucesso é ter boas ferramentas. Com as ferramentas certas, você pode visualizar seu projeto de forma inteligente e estratégica, minimizando o risco de desperdício devido a desvios imprevistos. Você também pode criar e monitorar as métricas de desempenho que são importantes para sua empresa.

Uma das ferramentas mais utilizadas — que as nossas próprias equipes utilizam e recomendam — é o Jira Software.

Esta ferramenta de gerenciamento de projetos e acompanhamento de bugs tem uma poderosa visão de roadmaps que permite acompanhar tudo o que está acontecendo em sua empresa, facilitando a determinação das tarefas que precisam ser priorizadas e as que podem esperar.

O Jira permite criar roteiros personalizados em apenas alguns minutos, tornando possível monitorar o progresso de forma simples e prática.

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)