A importância de roteiros — ou roadmaps — bem estruturados para o gerenciamento eficaz do projeto é crucial.

Um roteiro organizado possibilita a criação de um plano claro e conciso que o ajudará a atingir seus objetivos de forma mais eficiente.

Isto é especialmente verdadeiro quando se trata de grandes projetos, onde a capacidade de se manter dentro do prazo e do orçamento são cruciais — ter clareza sobre a meta que precisa ser alcançada e controle sobre os passos que precisam ser dados é vital.

Um bom roteiro é uma representação precisa do trabalho necessário, que detalha as etapas que precisam ser cumpridas, para continuar avançando no projeto com segurança — isto permite que você mantenha sua equipe focada e trabalhando em conjunto para um objetivo comum.

Utilizar as ferramentas certas é fundamental para potencializar o resultado dos Roteiros, auxiliando na colaboração entre equipes — sejam elas interdepartamentais ou dentro de  um mesmo time — com diferentes conjuntos de habilidades, personalidades e níveis de experiência para colaborar em direção a um objetivo em comum.

Neste post você vai entender como funcionam os roteiros — roadmaps — em uma das  mais poderosas e acessíveis ferramentas de gestão de projetos: o Jira Software.

Roadmaps no Jira

Os roteiros da Jira Software fornecem uma maneira flexível para as equipes planejarem e priorizarem o trabalho em um único lugar.

Eles facilitam a visualização dos planos da equipe em diferentes níveis de detalhe, ao mesmo tempo em que permite adicionar e atualizar tarefas à medida que o projeto avança.

Fornecem uma representação visual do trabalho que precisa ser realizado, a qualquer momento.

O design simples facilita a criação e manutenção dos planos por parte dos usuários da Jira Software.

O Jira gerencia automaticamente as dependências entre as tarefas, o que ajuda a garantir que os membros da equipe entendam no que podem trabalhar em seguida.

Por que fazer um roteiro?

Um roteiro diz às equipes para onde estão indo e como chegar lá rapidamente – é uma maneira eficaz de planejar o trabalho em escala, assegurando que todos saibam o que é exigido de sua equipe e ficar ciente de seu progresso em relação aos objetivos.

Os roteiros ajudam as equipes a trabalhar em conjunto de forma mais eficaz.

Mantendo a tradição em ser uma ferramenta completa para qualquer tipo de equipe — desde as menores, com projetos mais simples, até as equipes maiores, que trabalham com projetos mais robustos e demorados — para atender a necessidade das equipes de forma completa, o Jira Software disponibiliza dois tipos de roteiros: Avançado e Basic.

Roteiro Basic

No roteiro Basic você pode planejar o trabalho que você irá fazer nos próximos períodos, sem complicações e sem excesso de funções que não são necessárias para equipes menores e projetos mais simples.

Você pode ver o progresso de sua equipe em uma apresentação visual simples e prática — filtrando tarefas por status, liberação, proprietário ou iteração — assim, facilitando a execução de ajustes estratégicos no desenvolvimento do projeto.

Os 6 conceitos principais dos roteiros Basic

  • Epics

Os Epics são representados como barras coloridas, na exibição do roteiro. Eles se referem a parte “geral” do trabalho a ser realizado.

Ele  pode ser dividido em partes menores que o ajudarão a atingir seu objetivo ainda mais rapidamente — conhecidos como Itens Filhos ou Child Issue.

  • Itens filhos

Cada Epic pode gerar vários Itens Filhos, que você pode criar diretamente do roteiro e estão aninhados dentro de seu respectivo Epic.

Itens Filhos são muito úteis para facilitar a priorização das etapas de trabalho em um grande projeto.

  • Data de início e de entrega

A representação do tempo de duração — início até a entrega do item — é representada através de barras na visualização do roteiro.

Isto permite gerenciar o trabalho em seu projeto com mais eficácia, facilitando a visualização do desenvolvimento das etapas.

  • Filtros e configurações de exibição

No Jira Software você pode aplicar filtros para facilitar o gerenciamento e a visualização das demandas.

É possível selecionar períodos de tempo específicos, pesquisar por palavras-chave, status, categoria, tipo do problema ou, até mesmo, pelo responsável por uma demanda específica.

  • Dependências

Quando bem mapeadas, as Dependências permitem que o time se adapte e procure caminhos estratégicos alternativos, sempre que necessário.

Através do mapeamento de Dependências é possível identificar a relação entre os Epics, com facilidade.

  • Compartilhar e exportar

Graças aos recursos de compartilhamento e exportação, os usuários da Jira Software podem facilmente compartilhar seu roteiro de projeto.

É possível adicioná-lo a uma apresentação, imprimir, adicionar à documentação do projeto ou mesmo a uma página da Confluence Cloud.

Roteiros Avançados no Jira

Os roteiros avançados são projetados para capacitar equipes em crescimento e ajudá-las a planejar estrategicamente e acompanhar o trabalho em múltiplos projetos, criar, editar e visualizar roteiros para várias equipes.

Eles permitem que você veja como o trabalho imediato impacta a capacidade de sua equipe. Você também pode criar roteiros adicionais para diferentes equipes ou projetos, se necessário.

Os 10 conceitos principais dos roteiros Avançados

  • Plano

Quando um plano é criado, ele se torna uma fonte compartilhada de informações sobre os objetivos do projeto e serve como um guia para que as equipes alcancem marcos e resultados.

O maior benefício do Plano é possibilitar a observação de como os times se relacionam e visualizar com facilidade qual a contribuição de cada equipe para alcançar as metas da organização.

  • Origens do item

As origens representam quais serão as fontes de dados que serão utilizados. Elas representam os problemas a serem resolvidos e o trabalho a ser feito.

A seleção da origem dos itens deve ser feita no momento de criação do plano, mas pode ser ajustada de forma livre, no decorrer do projeto.

  • Regras de exclusão

As regras de exclusão podem ajudar você a mostrar os itens mais importantes em seu plano.

Você pode excluir tipos específicos de itens ou status de postagem, ou mesmo dizer que itens concluídos permanecem no plano.

  • Hierarquia

As hierarquias conectam tarefas, com base em processos. Elas podem representar diferentes níveis de informação no escopo do projeto, definindo a forma como eles estão relacionados.

  • Equipes

As equipes podem ser associadas diretamente à origem do item do plano. Por isso, é possível fazer o gerenciamento das equipes diretamente nele.

A coordenação das equipes pode ser liderada por Gerentes de Projetos ou Programas. Isso vai depender da estruturação do trabalho.

  • Capacidade

A capacidade é a medida de quantos itens, unidades de trabalho, uma equipe pode efetuar, em um determinado período de tempo.

Não pode ser usada para avaliar o risco na tomada de decisões centrais. Mas, pode estimular a capacidade de produção por determinado período de tempo.

  • Dependências

As dependências representam a relação entre itens como Contingências e Bloqueadores.

Ela facilita o gerenciamento do trabalho em seu projeto de forma mais eficaz, uma vez que elas permitem que os times busquem caminhos alternativos, se necessário, quando as Dependências estão mapeadas.

  • Cenários

Cenários representam caminhos diferentes que podem ser explorados para completar um item ou conjunto de itens.

Um cenário tem suas próprias características, que tornam possível avaliar o caminho mais provável com profundidade e detalhe, desenvolvendo uma resposta rápida às situações previstas nos cenários desenhados.

  • Visualizações salvas

As Visões Salvas permitem adaptar o plano para vários tipos de públicos. Isto é especialmente útil em projetos mais complexos.

Para que sua estratégia se destaque, personalize-a para enfatizar certos aspectos e depois salve-a como uma visão que pode ser acessada rapidamente a qualquer momento.

  • Versões

As versões se referem aos marcos no plano do projeto. Elas sinalizam o prazo de conclusão do trabalho.

Elas representam um trabalho que pode ser realizado com todas as suas tarefas associadas ou, ainda, podem representar versões diferentes para clientes ou incrementos de programas. Além de poder ajustar a versão que você deseja ver a qualquer momento, se necessário.

Você já utilizou a versão Basic ou Avançada dos Roteiros do Jira Software? Nos conte, aqui nos comentários, como foi a sua experiência?

Jira e Metodologias Ageis

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)