O conceito de governança de dados vem evoluindo nos últimos anos e, com o passar do tempo, cada vez mais gestores se dão conta da importância desse processo internamente nas organizações.

Esse movimento acontece graças a um contexto no qual as fontes de dados se tornam muito mais abundantes e as organizações devem lidar de forma organizada com toda essa informação.

Neste post, nosso intuito é ajudar você a entender mais acerca da governança de dados e como aplicar esse conceito de forma eficaz em sua empresa. Continue conosco e boa leitura!

O que é governança de dados?

Antes mesmo de partir para a implementação da governança de dados, é preciso entender do que se trata esse conceito. Podemos dizer que o termo se refere diretamente a gestão da informação gerada e coletada por uma organização.

Ou seja, é tudo que envolve a utilização, disponibilidade, segurança e compartilhamento de dados dentro do ambiente organizacional. Esse controle das informações compartilhadas dentro da empresa é tão importante quanto qualquer outro processo corporativo.

Assim, a governança de dados assegura que todo dado no âmbito da empresa seja inserido por meio de colaboradores ou processos automatizados e sigam determinados padrões e regras que facilitem seu acesso, manipulação e compartilhamento interno.

Objetivos da governança de dados

Existe uma máxima no mercado que diz que “os dados são o novo petróleo”, demonstrando a sua importância e potencial para a geração de resultados.

No mundo conectado de hoje, em plena transformação digital, toda e qualquer interação gera informação e tais dados são, estrategicamente, fundamentais para a tomada de decisão rápida e eficaz dentro das organizações.

Assim sendo, existem alguns objetivos básicos que toda organização busca ao implementar a governança de dados. São eles:

  • proteção de dados: fornecer uma maior segurança e controle de todas as informações sob tutela da empresa;
  • tomada de decisão: melhoria das decisões por meio de maior conhecimento interno e externo do negócio e situação atual da organização;
  • redução de custos: encontro e resolução de gargalos prejudiciais ao andamento das atividades e melhoria do uso dos recursos;
  • processos mais eficientes: criar melhorias por meio da adoção de padrões que evitem o retrabalho e erros;
  • transparência: facilidade de verificar informações.

Como funciona a governança de dados?

A governança de dados funciona como um ciclo que se repete indefinidamente, sendo que a cada vez pode ser alterado e melhorado conforme as demandas da empresa. Dentro desse ciclo temos 4 fases distintas, que serão abordadas nos próximos tópicos.

O primeiro ponto é a coleta de dados, que pode se dar de várias formas e utilizar-se de múltiplas fontes, internas e externas. Dentro desse processo, é fundamental garantir que informações não sejam repetidas, atualizando o que for necessário e eliminando redundâncias.

Proteção e preservação

Com o aumento do número de ataques de hackers, proteger os dados de sua organização é algo cada vez mais necessário, sendo que, muitas vezes, tais informações são sensíveis e confidenciais.

Contudo, é preciso sempre manter um nível de segurança a depender do tipo de dado, evitando gastar recursos de forma indiscriminada.

Extração do potencial

Todos os dados têm um valor, porém, nem sempre isso fica claro em um primeiro momento. Sozinho, um dado pode não representar seu potencial, mas é quando temos uma grande massa de informações em mãos que a mágica acontece e os insights aparecem.

Disponibilidade

Por último, dentro do contexto de governança, o último passo da funcionalidade dessa gestão é a disponibilidade, ou seja, permitir que os colaboradores e gestores tenham acesso aos resultados que possam auxiliar em suas atividades diárias e tomadas de decisão.

Como aplicar uma governança de dados eficaz?

Agora que você já tem uma noção geral acerca da governança de dados, chegou o momento mais importante, entender como aplicar esse conceito dentro de uma organização.

Identificar os titulares da informação

O primeiro passo é a identificação dos titulares da informação, ou seja, os responsáveis por determinados dados, sua utilização final. Essa pessoa, ou pessoas, deverá criar as políticas acerca da coleta e processamento de dados.

Isso acontece dessa maneira, pois, como ela é a principal interessada, a informação coletada e processada deverá atender aos seus requisitos, já que seu objetivo é assisti-la em suas atividades.

Analisar riscos

Monitorar todo o processo de coleta e processamento de informação é outro ponto muito importante, pois é por meio dele que se identifica se as metas estão sendo alcançadas e o que deve ser alterado para atingir os objetivos.

Esse monitoramento constante de todo o fluxo de informação facilita a análise de riscos, algo essencial para a proteção e integridade dos dados.

Determinar a situação atual

Para aplicar a governança de dados é preciso entender como está a situação atual de sua empresa, quais metodologias são utilizadas para coleta e processamento de dados, quais as prática atuais e expectativas de mudança.

Todas essas informações são essenciais para a criação de uma governança de dados eficaz.

Definir sua estratégia

Para aplicar a governança de dados de forma eficiente dentro de uma organização é preciso definir uma estratégia, ou seja, estabelecer metas claras sobre quais os objetivos da empresa para o futuro.

Uma boa estratégia pode ser separar os diversos setores da empresa e realizar um acompanhamento focado nos dados que cada um deles gera, facilitando a gestão geral. Dessa forma, fica muito mais simples gerar resultados positivos.

Utilizar a informação de forma correta

Por último, é preciso definir os dados a serem utilizados para que a governança de dados alcance seus objetivos, ou seja, deixar claro quais informações farão parte do escopo a ser coletado e analisado.

Para isso, é preciso determinar quais são as informações relevantes, verificar sua disponibilidade e como ela pode ser coletada. Com o passar do tempo, essa atividade fica mais clara e simples de se realizar.

Chagamos ao final deste post e esperamos que tenha ficado claro para você, gestor, o que é a governança de dados, como ela funciona e como é possível aplicá-la em sua empresa.

Gostou do que leu? Então não deixe de assinar agora mesmo a nossa newsletter, para começar a receber todas as nossas novidades e mais textos como este diretamente em seu e-mail!

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)