Velocidade e resultado são dois ingredientes fundamentais, para ter sucesso em um mercado em constante mudanças, como o que presenciamos hoje.

Parece que a mudança tecnológica acontece cada vez mais rápido.

Mesmo quando não surgem tecnologias novas, as que já estão em uso são constantemente atualizadas e melhoradas.

Neste contexto, para manter a competitividade, é vital que as empresas se adaptem e aprendam como entregar projetos mais rápido do que nunca.

Para isso, as metodologias de desenvolvimento devem ser melhoradas de forma a nos ajudar a encurtar o tempo de planejamento e produção dos produtos, sem perder a qualidade nas entregas.

É aqui que o Desenvolvimento Ágil entra em cena

Tem sido, desde o início, a melhor opção para ajudar as empresas a administrar e dar forma a esta mudança.

Os motivos para o sucesso da aplicação da cultura ágil são muitos e, diferente do que muitos acreditam, vão muito além do desenvolvimento de software, podendo beneficiar os processos e resultados da empresa como um todo — do operacional ao administrativo.

Neste post vou te ajudar a entender o Desenvolvimento Ágil mais a fundo! Você vai ver:

  • O que é o Ágil;
  • Por que ele vai muito além das metodologias e ferramentas;
  • Como é possível fazer entregas mais rápidas de produtos melhores, através do Ágil;
  • Quais os primeiros passos para a transformação Ágil.

Vamos lá!

Desenvolvimento Ágil

Para entender o Desenvolvimento Ágil, temos que dar um passo atrás e olhar exatamente para o que, de fato, é o Agile e como ele surgiu.

O que é o Ágil?

O Ágil — ou Agile, como foi conhecido a princípio — começou como uma forma de conduzir projetos de desenvolvimento de software.

Ele surgiu como uma resposta aos problemas enfrentados pelas equipes de desenvolvimento, de empresas que utilizavam as metodologias tradicionais — modelo Waterfall ou Cascata.

Essas metodologias em modelo cascata, funcionam de acordo com uma abordagem e estrutura linear.

O principal problema com este tipo de metodologia é que ela acaba “aprisionando” as equipes em um círculo burocrático e muito rígido, sem espaço para adaptações e atualizações no decorrer do processo de desenvolvimento.

Assim que termina uma fase, é dado início a etapa seguinte. O planejamento detalhado e em marcos fixos — com início e fim pré determinados — é determinado desde o início.

Como resultado, as empresas que utilizavam o método tradicional acabavam com produtos que:

  • Não satisfaziam as expectativas do mercado, porque tinham sido desenvolvidos em um momento em que as necessidades dos clientes eram bem diferentes;

ou

  • Apresentava erros no produto final, que poderiam ter sido resolvidos no início, mas não existia flexibilidade para mudanças;

ou

  • Gastando muito mais do que o planejamento inicial.

ou

Todos esses problemas juntos — e mais alguns.

O manifesto ágil

Em 2001, um grupo formado por 17 profissionais da indústria de desenvolvimento de software se reuniu em Utah.

Nesta reunião eles discutiram sobre suas experiências e problemas com as metodologias tradicionais e, principalmente, pensar em melhores alternativas, que atendessem melhor as necessidades do desenvolvimento de softwares.

Lá eles desenvolveram um documento contendo 12 princípios e 4 valores básicos, que são:

  • Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano”

Este documento ficou conhecido como o Manifesto Ágil.

Desenvolvimento de softwares, além dos desenvolvedores

Como mencionamos acima, Agile não se aplica apenas ao desenvolvimento de software e, definitivamente, não se resume a metodologias e ferramentas.

Ele é, na verdade, uma filosofia baseada em valores e ideias que podem trazer benefícios para todas as áreas da empresa.

Logo pelo primeiro princípio do Manifesto Ágil — Indivíduos e interações sobre processos e ferramentas — já fica claro que o foco central.

É precisamente este princípio que mostra o que Agile vai muito além do desenvolvimento de software.

Ele representa uma abordagem focada nas pessoas, não nos sistemas

As pessoas são colocadas no centro de todas as atividades, o foco na interação humana.

Trabalhar de perto com as pessoas, compartilhar experiências e conhecimento do mercado com o cliente final, trocar opiniões e receber feedbacks sobre como melhorar o produto.

Este princípio sugere que Agile não é “apenas” para o desenvolvimento de software. Ele pode — e deve — ser aplicado em todas as áreas da empresa.

A cultura ágil incentiva a comunicação, interação e colaboração. Isto é algo que afeta positivamente o resultado final de qualquer atividade.

DevOps

Um dos grandes exemplos disso, é o surgimento do DevOps.

As áreas de desenvolvimento e a de operações, em uma organização tradicional, podem viver em dois universos diferentes.

O Agile permitiu que fossem desenvolvidos um conjunto de práticas que “unificam” estas duas áreas. Essa metodologia ficou conhecida como DevOps — a união entre Desenvolvimento (Dev) e Operações (Ops).

Isso permite a criação de equipes multidisciplinares e auto-organizáveis, capazes de realizar Integrações e revisões contínuas, aumentando a velocidade na entrega e a qualidade do produto final.

Metodologias ágeis

Há várias metodologias e ferramentas que podem ajudar em sua empresa a implementar o Agile.

Cada um tem suas próprias características, vantagens e desvantagens. Nenhuma é superior a outra, pois todas elas têm seu propósito e se adaptam melhor a diferentes tipos de equipes e projetos.

Veja abaixo algumas das metodologias mais utilizadas e populares.

Scrum

Esta metodologia tem a característica de equipes multidisciplinares que trabalham com um objetivo em comum — geralmente, o desenvolvimento de um software.

A equipe faz reuniões de planejamento periódicas, chamadas Sprints. Elas acontecem em um intervalo fixo, que pode variar de 2 a 4 semanas, conforme for definido pelo time.

Um Backlog – uma lista de atividades – é estabelecido para cada Sprint.

Durante o desenvolvimento deste Sprint, não são feitas alterações.

Mas, na finalização de cada período, é feita uma análise do que foi realizado e podem ser feitas alterações, que serão acrescentadas no Backlog do próximo Sprint.

Scrum é tão colaborativo quanto todos os outros métodos ágeis. Entretanto, são atribuídos papéis específicos aos membros, conhecidos como Proprietário do Produto e Scrum Master.

Os demais membros da equipe não possuem uma nomenclatura específica no Scrum, mas desempenham suas funções específicas, com autonomia para desenvolver cada uma de suas funções individuais.

Kanban

Este é um método iterativo e incremental, como Scrum. Entretanto, esta metodologia não se baseia na linha do tempo dos Sprints como seu princípio fundamental.

Ele é organizado no modelo de quadros, que contém as informações de cada tarefa. Estes quadros podem ser movimentados entre colunas, que indicam as diferentes etapas no processo de criação do produto.

Esse fluxo de tarefas, em que o Kanban é construído, é muito visual e de fácil compreensão. Costuma ser usado para diversos tipos de organização, de projetos de desenvolvimento até organização diária pessoal.

XP

A metodologia XP — eXtreme Programming ou Programação Extrema — tem como foco: simplicidade, processos iterativos, foco na inovação focada no cliente e feedback rápido.

XP se distingue de outros métodos ágeis por sua ênfase nos componentes técnicos do desenvolvimento de software. A programação extrema é particular sobre como os engenheiros operam e, ao fazê-lo, permite que as equipes criem códigos de alta qualidade a um ritmo sustentável.

Principais Benefícios do Desenvolvimento Ágil

Já sabemos que o Agile pode trazer muitos benefícios para uma empresa.

Vamos dar uma olhada mais detalhada em algumas das principais áreas que ela pode ajudar a melhorar:

Colaboração e inovação

O desenvolvimento ágil incentiva as equipes a trabalharem juntas como parte de grupos multidisciplinares, permitindo que se beneficiem de sinergias entre diferentes papéis, melhorando assim a qualidade do produto final.

Inovação

A inovação é possível porque a metodologia permite que o trabalho seja constantemente revisto, de modo que as mudanças possam ser feitas de forma rápida e simples.

Assim, as melhorias podem ser incorporadas aos produtos até que sejam exatamente o que o cliente deseja.

Melhoria da produtividade

Outra vantagem que o Desenvolvimento Ágil oferece é o aumento da produtividade.

Quando os membros do time possuem autonomia e sofrem menos com problemas de comunicação, elas podem trabalhar com mais eficiência.

Além de ficarem mais motivadas para realizar suas tarefas, já que sentem que as lideranças confiam no seu trabalho e a relação da equipe está fortalecida.

Espalha o conhecimento por toda a organização

Com Agile, as empresas podem desenvolver conhecimento em todas as áreas de sua operação, permitindo que as decisões sejam tomadas com mais rapidez e precisão através do uso da experimentação e interação.

Flexibilidade e adaptabilidade

As metodologias ágeis não só permitem a flexibilidade: elas a incentivam!

Como os produtos estão em constante desenvolvimento, as empresas são capazes de inovar com o mercado, satisfazendo assim às necessidades reais de seus clientes.

Diminuição dos custos com mudança de escopo

Erros acontecem e mudanças são necessárias.

O Agile permite “errar mais rápido e mais barato“, já que acelera o processo de identificação das falhas e, consequentemente, da criação de soluções estratégicas.

Este é um ponto-chave que permite que as empresas se destaquem da concorrência.

Em mercados em rápida mudança, aqueles que podem se adaptar às novas exigências dos clientes o mais rápido possível têm uma chance muito maior de ganhar vantagem sobre aqueles com tempos de resposta mais lentos.

Podemos resumir os benefícios do Agile em:

  1. Maior rapidez no lançamento de novos produtos no mercado;
  2. Melhoria nos índices de satisfação do cliente;
  3. Melhoria da qualidade dos produtos finais;
  4. Aumento da produtividade e da motivação da força de trabalho;
  5. Aumento da competitividade geral de seus produtos no mercado;
  6. Melhora na comunicação e na employee experience, como um todo.
  7. Grande impacto nos níveis de motivação dos funcionários, na cultura organizacional geral.

Colocando o Desenvolvimento Ágil em ação

Depois de entender a filosofia e as vantagens do Desenvolvimento Ágil, é hora de agir!

Foco no usuário

O produto é importante, mas não podemos esquecer de que o foco principal deve ser atender as necessidades do cliente final.

Muitas vezes, no desenvolvimento de um produto, as empresas acabam caindo no erro de seguir o que foi solicitado pelos stakeholders, sem verificar se é exatamente isso que o cliente precisa.

Para evitar este cenário, é essencial que as necessidades do cliente sejam priorizadas. Por isso, tenha sempre com o usuário no centro de suas decisões.

A pesquisa deve ser contínua

É necessária uma pesquisa contínua, para que a equipe tenha uma compreensão precisa de como seu trabalho está sendo percebido pelos clientes e se eles estão fornecendo soluções para os problemas que identificaram.

Promover uma cultura de escuta da voz do cliente, ou seja, colocá-los no centro de sua cadeia de valor.

Comece pequeno e comunique tudo o que você faz

Para que Agile seja bem sucedida, toda ação deve ser transparente e comunicada dentro dos membros da equipe. A melhor maneira de fazer isso é começando pequeno e mostrando seus resultados ao longo do caminho.

Além de entregar valor constantemente, para o cliente, isto permite que os membros da equipe sintam-se parte de um projeto com avanços constantes e que possam contribuir criativamente, o que enriquece sua motivação e aumenta a produtividade e seu senso de pertencimento.

Autonomia

Em Agile, responsabilidade é a palavra-chave. Uma equipe deve ter autonomia e liberdade para fazer seu trabalho da melhor forma.

Para os funcionários, isto significa ter um senso de propósito em seu trabalho e fazer parte das decisões que os afetam.

Além disso, implica também um maior comprometimento dos membros da equipe, uma vez que eles são responsáveis por parte dessa tomada de decisão.

Entregas constantes, Feedbacks, análises e otimizações

As equipes devem estar prontas para entregar seu projeto regularmente para que os clientes possam fornecer um feedback contínuo.

Não espere o produto ser finalizado, para apenas depois ser lançado. Isso abre muitas possibilidades para erro.

Lançando constantemente, versões simples que serão incrementadas regularmente, até a entrega final, é possível coletar dados reais sobre a resposta do público ao produto.

Assim, mudanças podem ser feitas de forma muito mais rápida e efetiva.

Automação

Com o tempo, a empresa terá desenvolvido toda uma série de rotinas que podem ser automatizadas.

Estas incluem desde processos simples, como impressão de documentos ou envio de e-mails, até alguns mais mais complexos, como processamento de pedidos.

Quando estas tarefas repetitivas são realizadas por pessoas, a possibilidade de erros serem cometidos é muito grande. Isso sem falar da quantidade absurda de tempo que estas atividades tomam.

Assim, a implementação de automações é fundamental, pois permite a liberação de pessoal para realizar atividades mais complexas e estratégicas — realmente precisam da ação humana.

Todos devem estar envolvidos

Agile só tem sucesso se toda a equipe — da base à alta gerência — participar de sua implementação.

Se as pessoas, de todos os setores, não estão comprometidas em promover mudanças e incentivar seus colegas, Agile simplesmente não funcionará de forma integral.

Pode, ainda assim, apresentar alguns benefícios. Mas, certamente, não será tão eficaz.

Transformação Ágil

Para dar os primeiros passos em direção à Transformação Ágil na sua empresa, é muito importante que as motivações da mudança estejam claras, para todos.

Em outras palavras, é preciso entender por que a empresa está caminhando em direção ao Ágil, o que ela vai ganhar, quais benefícios ela entregará e como isso acontecerá.

Para que uma empresa se mantenha competitiva no mercado, é essencial que todos os seus funcionários – não apenas aqueles que trabalham diretamente com os clientes ou desenvolvem produtos – tenham uma compreensão clara dos objetivos buscados.

Tão importante quanto identificar os objetivos da mudança, é fazer uma análise interna e entender quais são os pontos de resistência interna, que dificultam que a mudança ocorra.

Uma vez que você tenha descoberto quais são as crenças culturais e os preconceitos relativos à transformação ágil, pensar em maneiras de solucionar estes problemas se torna muito mais fácil e mais eficaz.

Se quiser entender melhor como fazer a Transformação Ágil, confira esse e-book[1]  que separamos para você.

Lá você vai entender:

  • Quais são os maiores obstáculos da transformação ágil
  • Como vencer esses obstáculos

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)