Quer saber como as ferramentas de Business Intelligence (BI) podem ajudar a sua empresa a ter mais agilidade em seus processos?

Então, esse artigo é para você! Vem com a gente!

Atualmente, as ferramentas de Business Intelligence (BI) são imprescindíveis na hora de organizar e analisar bases de diferentes fontes de dados, e transformá-las em informações com as quais gestores podem obter insights e tomar decisões importantes relacionadas ao negócio das organizações.

O acesso mais rápido à informação resulta em um aumento na agilidade de processos, soluções e na análise de todo o ambiente da empresa. Ferramentas como dashboards ou o self-service BI (SSBI), onde usuários podem consumir facilmente os dados, acompanhando os indicadores mais importantes a qualquer momento, contribuem para a eficiência na performance e na comunicação entre as áreas.

Dessa forma, é possível promover soluções que permitam as equipes realizar sua gestão de maneira inteligente e ágil, atingindo metas e projetando um crescimento de forma segura e assertiva.

Muitas vantagens, não é mesmo?

Nesse post vamos falar sobre como os processos de BI podem ajudar a otimizar o trabalho de uma empresa, tornando-a mais ágil e eficiente.

Quer saber mais sobre este tema?  Continue a leitura!

Quais as principais etapas do BI?

As ferramentas de BI ajudam a revelar elementos valiosos que podem contribuir para o sucesso das estratégias de gestão das empresas por meio da análise de dados históricos e atuais.

Durante o processo de transformação dos dados brutos em informações prontas para o consumo da organização existe um fluxo com algumas etapas. São elas:

Coleta dos dados

Etapa destinada para reunir e estruturar dados de diferentes fontes através de um método conhecido por ETL, uma abreviação para extract, transform, load, que consiste no processo de extração, transformação e carregamento das tabelas.

Dessa forma, é possível adicionar e organizar dados estruturados e não estruturados vindos de várias fontes, armazenados em fluxos ou conjuntos de dados, e permitem a consulta e a análise desse material posteriormente.

Análise dos dados

Esse é o momento de encontrar correlações e tendências ou buscar anomalias nos dados já coletados por meio do processo de data mining, que em português, significa “mineração de dados”. É a etapa de descobertas.

Nesse processo, é comum o uso de ferramentas de automação, entre elas, recursos de inteligência artificial (IA) e machine learning. Isso resulta em uma análise rápida e eficiente dos dados, identificando padrões que possibilitam uma visão mais assertiva do cenário atual dos negócios da organização.

As ferramentas de BI permitem aos seus usuários a possibilidade de diversos tipos de análises que apresentam os fatos ocorridos e preveem comportamentos futuros.

Visualização das informações

Essa é a hora de tornar visível as informações encontradas através das análises de dados. Softwares como o Power BI, da Microsoft, apresentam um grande acervo de recursos de visualização e compartilhamento que tornam as descobertas mais fáceis de serem entendidas e difundidas entre as equipes da empresa.

Por meio de matrizes, gráficos, mapas, painéis e até mesmo aplicativos na nuvem, os usuários podem acompanhar tudo o que está acontecendo nos departamentos da organização em tempo real e em diferentes dispositivos.

Tomada de decisão

Chegamos à etapa final, onde todas as informações e insights já estão ao alcance dos gestores, que podem agir imediatamente, revendo estratégias, criando novas regras de negócio ou traçando planos de ação e contingência.

Com os insumos necessários para uma tomada de decisão mais assertiva e acessíveis e de maneira segura através, de computadores, notebooks e tablets, a rotina das equipes se torna mais organizada e as atividades se concentram sempre nos indicadores de maior relevância.

Continue a leitura e descubra de que maneira as ferramentas de BI tornam os processos da empresa mais ágeis.

Como as ferramentas de BI podem agilizar processos?

Antes da implementação dos recursos de BI, as empresas tinham muita dificuldade na hora de gerenciar todas as informações geradas no seu dia a dia, já que precisavam analisar manualmente uma grande quantidade de dados contidos em planilhas ou sistemas de CRM.

Além disso, por se tratar de uma atividade manual, o risco de cometer erros era maior, assim como o tempo gasto em tarefas repetitivas a cada vez que houvesse a necessidade de uma nova análise.

Com o avanço e a incorporação das práticas de BI descritas nas etapas de coleta, análise e visualização dos dados, esses processos se transformaram em rotinas automatizadas, permitindo que as organizações economizem tempo e esforço, e possam manter o foco no que é mais importante.

As ferramentas de BI permitem às empresas realizar ajustes e mudanças estratégicas no exato momento em que surge a necessidade de fazê-las, combinando agilidade e eficiência. Por exemplo: se sua área de atuação sofre mudanças repentinas, esse diagnóstico será feito imediatamente, evitando impactos negativos.   

Por essa razão, investir em BI garante maior velocidade e efetividade às tarefas da empresa, sendo possível responder questões específicas sobre o negócio em tempo real e de qualquer lugar. Departamentos com escalas de trabalho hibridas ou 100% remotas poderão monitorar as informações com a mesma praticidade, estejam de casa ou do escritório.

Quer saber mais sobre o assunto?

Separamos esses 3 artigos que você pode gostar:

Conclusão

Como vimos, as empresas lidam cada vez mais com um alto volume de dados de distintas fontes, que quando tratados de forma manual, resulta em um fluxo de trabalho mais lento, repetitivo e menos eficiente. Além disso, ao trabalhar manualmente, as organizações assumem o risco de cometerem erros durante o processo.

Através da análise dos dados por meio de ferramentas de BI, a gestão tem uma visão ampla do que acontece na empresa, possibilitando uma rápida e assertiva tomada de decisão, conforme as necessidades do momento.

Sendo assim, investir em BI torna os processos mais ágeis, garantindo eficiência e ação imediata.

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo desse post!

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato conosco, clicando aqui! Nossos especialistas estarão à sua disposição para ajudar a sua empresa a encontrar as melhores soluções do mercado e alcançar grandes resultados! Para saber mais sobre as soluções que a CSP Tech oferece, acesse: www.csptech.com.br.

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)