Teams no foco do Trabalho Híbrido

O mindset da Microsoft atualmente está focado no Teams 3 concentrar em um só lugar toda a comunicação e colaboração que as pessoas necessitam para trabalhar de maneira híbrida. O Teams inclui as conhecidas funcionalidades de reunião, chat, compartilhamento de documentos e criação de equipes, mas também possui uma série de outros recursos e integrações ainda pouco exploradas pela maioria das empresas, inclusive as grandes.

A tendência é que as organizações deixem aos poucos o Outlook para troca de informação interna, substituindo a comunicação assíncrona pela experiência mais ágil do Teams, deixando o “velho” e-mail apenas para troca de mensagens “oficiais” com clientes, fornecedores e outros stakeholders.

Número de usuários do Teams cresceu 359% durante a pandemia

Em 2017, quando foi lançado, o Teams já era um dos produtos da Microsoft de crescimento mais rápido, mesmo antes da pandemia. Com a primeira onda de COVID e a imposição do trabalho remoto “efeito imediato”, as organizações se viram obrigadas a adaptar-se rapidamente e fazerem a transição para trabalhar no digital workplace da empresa com ferramentas de colaboração na nuvem.

Segundo Jeff Teper, VP corporativo de colaboração do Microsoft 365, atualmente (abril de 2021) mais de 500 mil empresas utilizam o Teams no mundo e a Microsoft anunciou o milestone de 115 milhões de usuários ativos diariamente – destes, quase 60 milhões em dispositivos móveis – comparado a 32 milhões em 12 de março de 2020, um dia após a OMS declarar oficialmente a pandemia global. Ou seja, durante o período de pandemia, o Teams experimentou um crescimento absurdo de cerca de 359% na base de usuários.

O Teams perde relevância ou ganha força com a possibilidade de volta ao escritório?

O Teams reune comunicações assíncronas e síncronas, ou seja, videoconferências e bate-papo juntos como uma infraestrutura de comunicação e colaboração em documentos. Segundo Satya Nadella, CEO da Microsoft, “não é que o trabalho só aconteça em reuniões ou só aconteça no chat, o trabalho acontece antes das reuniões – porque estamos colaborando em um documento – durante e após as reuniões.”

Nadella não está preocupado que o Teams se torne menos relevante quando as organizações puderem regressar ao escritório. “Quando ‘voltarmos’ da pandemia, o trabalho híbrido e flexível veio para ficar”. A realidade será de parte das pessoas na sede da empresa, trabalhando com um outras pessoas que estão trabalhando em casa ou de qualquer lugar. “A flexibilidade que é incorporada às equipes e todas as modalidades de comunicação, colaboração, bem como processos de negócios serão de suma importância”, completa Nadella.

O futuro do Teams: o que está vindo por aí?

A Microsoft tem um vê um futuro “fantástico” para o Teams com aprimoramentos nos recursos do usuário final, segurança e TI, além do lado do desenvolvedor. Existem integrações e soluções a serem co-criadas por empresas especializadas como a CSP Tecnologia, unindo ferramentas e criando formas otimizadas de fazer o trabalho ser mais produtivo.

Entre os recursos do Teams recentemente lançados, destacam-se o PowerPoint Live, o Microsoft Teams Connect, o Microsoft Viva. A Microsoft planeja integrar também o Microsoft Mesh, sua nova plataforma de realidade mista movida a Azure que permitirá que as pessoas interajam em forma de hologramas.

“As salas de conferência e os espaços de trabalho compartilhados já estavam em um estado de transformação, mas serão evoluídos para o trabalho híbrido”, disse Teper. “Os funcionários podem não ir ao escritório o tempo todo, mas irão colaborar nos espaços de touchdown. As salas de conferência não serão apenas o lugar onde uma ou duas pessoas ligam remotamente, mas você terá vídeos em tela grande de pessoas e rastreamento de status em dispositivos de sala de reunião do Teams que tornarão essas reuniões mais inclusivas para participantes remotos.”

Resumindo, o futuro do Digital Workplace é centrado no Teams e é preciso um parceiro qualificado para entender as necessidades específicas de cada empresa e personalizar a experiência para cada realidade. 

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)