Em um cenário de constante mudança nos processos e nos fluxos de trabalho, somado ao aumento do trabalho remoto e da mobilidade, contar com uma ferramenta flexível e que permita acesso rápido e seguro a partir de qualquer dispositivo é fundamental.

O Digital Workplace é uma solução que tem um enorme potencial para transformar a forma como as empresas se comunicam, colaboram e realizam suas atividades diárias. Trata-se de uma plataforma completa, que vai além das funcionalidades oferecidas por uma intranet comum, proporcionando benefícios significativos para as organizações.

Neste post, vamos explicar as principais diferenças existentes entre esses serviços e apresentar 5 vantagens do Digital Workplace em relação a uma intranet corporativa de formato tradicional.

Quer saber mais? Então vem com a gente!

Intranet Tradicional

A Intranet pode ser definida como uma rede privada de computadores que utiliza tecnologias e protocolos semelhantes à Internet. No entanto, seu acesso é restrito apenas a pessoas autorizadas, como por exemplo, os funcionários de uma empresa. É um ambiente interno exclusivo, usado para armazenar documentos, divulgar ações, publicar notícias e comunicados internos, compartilhar informações e arquivos.

Assim como a Internet, a Intranet pode ser acessada por meio de um navegador web padrão, como o Microsoft Edge ou o Google Chrome, e pode ser hospedada basicamente de duas formas: localmente na rede de uma organização ou em um servidor externo, como um servidor em nuvem. A melhor opção será a que mais se adapta as reais necessidades da organização.

Além de promover o trabalho e a comunicação entre equipes de uma organização, a Intranet é um ambiente considerado seguro, já que é protegido por firewall e autenticação de usuário.

Digital Workplace

O termo Digital Workplace, que pode ser traduzido ao português como “ambiente de trabalho digital”, se refere a um conceito que descreve o uso de tecnologias digitais para promover um ambiente de trabalho mais conectado, colaborativo e produtivo. É um conjunto de práticas que contribuem para um espaço mais integrado, permitindo maior engajamento e colaboração entre pessoas e equipes, não importa onde estejam ou quais dispositivos sejam utilizados.

Nesse ambiente virtual, os funcionários têm acesso a todas as ferramentas, aplicativos, informações e recursos necessários para realizar suas atividades profissionais. Tudo de forma eficiente e segura, contando com criptografia, autenticação, controle de acesso, monitoramento e detecção de ameaças. Além, é claro, da proteção por firewall e autenticação de usuário.

Um Digital Workplace pode ser acessado por meio de computadores desktop, laptops, tablets e smartphones. A acessibilidade é possível através de conexões à Internet, sejam elas por meio de redes corporativas, redes Wi-Fi públicas ou conexões móveis. Quanto à sua hospedagem, pode ocorrer em servidores locais, nuvem publica ou privada e através de modelos híbridos. A decisão fica a cargo da empresa, que deve fazer a escolha de acordo com as suas necessidades.

O Digital Workplace envolve a integração de diferentes tecnologias, como computadores, dispositivos móveis, software de produtividade, redes de comunicação e plataformas de colaboração. Ele visa oferecer uma experiência unificada a todos os colaboradores, permitindo trabalhar de forma flexível, independentemente de sua localização geográfica.

Quer conhecer ainda mais sobre esse assunto?

Separamos um artigo que você pode gostar:

Conheça as principais Ferramentas de Comunicação Interna para otimizar os resultados do seu time

Por que o Digital Workplace é a solução ideal?

Agora que já definimos conceitualmente uma intranet tradicional e um Digital Workplace, chegou a hora de entrar em detalhes sobre suas principais diferenças práticas. 

Continue a leitura para entender por que o Digital Workplace é a solução ideal para a sua empresa.

Centralização da informação

Enquanto uma intranet comum geralmente atua como um repositório estático de documentos e notícias, o Digital Workplace oferece uma central de informações interativas. Com acesso rápido a documentos, recursos, aplicativos e ferramentas relevantes para cada usuário, essa plataforma permite uma experiência mais enriquecedora. Além disso, o Digital Workplace apresenta uma interface intuitiva e de fácil navegação, tornando a busca e o acesso às informações mais eficientes.

Colaboração avançada

Uma das limitações da intranet tradicional é a falta de recursos avançados de comunicação e colaboração. Embora seja possível trocar mensagens e compartilhar arquivos de forma básica, o Digital Workplace vai além. Com recursos de comunicação em tempo real, como bate-papo em grupo, videoconferências e chamadas de voz, equipes podem interagir de maneira eficiente e instantânea, mesmo estando fisicamente distantes. Isso impulsiona a colaboração, permitindo que projetos sejam executados de forma mais ágil e eficaz.

Personalização e engajamento

Enquanto a intranet comum tende a ser padronizada e estática, o Digital Workplace é altamente personalizável. Cada usuário pode customizar sua interface de acordo com suas preferências e necessidades. Além disso, é possível receber informações específicas, como atualizações de projetos, eventos e notícias relevantes para cada indivíduo. Essa capacidade de personalização aumenta o engajamento dos colaboradores, tornando o ambiente de trabalho mais adaptado às suas demandas e interesses.

Integração de aplicativos

Uma limitação comum das intranets tradicionais é sua capacidade limitada de integração com outros aplicativos e sistemas. No entanto, o Digital Workplace supera esse obstáculo, permitindo a integração com diversas ferramentas. Os colaboradores podem acessar e utilizar várias aplicações diretamente da plataforma, sem a necessidade de alternar entre diferentes softwares. Essa integração proporciona uma experiência mais fluida e eficiente, aumentando a produtividade dos usuários.

Acesso móvel e remoto

Com o aumento da demanda por vagas remotas e modelos híbridos de trabalho, é fundamental contar com uma solução que ofereça acesso rápido e seguro a partir de qualquer dispositivo. O Digital Workplace é compatível com dispositivos móveis, proporcionando uma experiência consistente em diferentes plataformas. Isso permite que os colaboradores acessem informações e realizem tarefas essenciais de forma fácil e segura. Com essa flexibilidade, a produtividade e a eficiência da equipe são maximizadas, independentemente do local de trabalho.

Conclusão

Como visto, o Digital Workplace representa uma evolução em relação à intranet tradicional, oferecendo centralização de informações, colaboração avançada, maior personalização, integração de aplicativos e acesso móvel. Essa plataforma completa pode ajudar a impulsionar o engajamento, a produtividade e a eficiência em sua empresa. Ao adotar um ambiente de trabalho digital, sua organização estará ainda mais preparada para lidar com os novos desafios de um mundo corporativo em constante evolução, proporcionando uma experiência de trabalho mais eficiente e satisfatória para todos os envolvidos.

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo desse post!

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato conosco, clicando aqui! Nossos especialistas estarão à sua disposição para ajudar a sua empresa a encontrar as melhores soluções do mercado e alcançar grandes resultados!

Para saber mais sobre as soluções que a CSP Tech oferece, acesse: www.csptech.com.br. 

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)