Essa é uma pergunta muito frequente, mas demonstra um conhecimento incipiente do usuário iniciante no manejo da ferramenta. O que chamamos corriqueiramente de pastas, o Confluence denomina como Espaços. Para entender melhor os primeiros passos para iniciar o trabalho no Confluence, apresentaremos o significado deste recurso base: o Espaço.

No Confluence, as “pastas” são denominadas Espaços.

 Espaços: são formas de organização das informações (em Páginas), disponibilizadas pela plataforma colaborativa, criados a partir de categorias de significado. Pense os Espaços como diferentes pastas nomeadas por projetos, temas, áreas, equipes, entre outras possibilidades. A designação de cada Espaço, pode ser construída considerando as necessidades da equipe de trabalho ou da empresa que estiver utilizando a ferramenta. Estes Espaços podem ser organizados em duas modalidades:

  • Espaço de site – é uma área de criação colaborativa de conteúdo;
  • Espaço pessoal – é uma área que pode ser mantida como privada, como também compartilhada, se o criador quiser e permitir.

Cada um destes Espaços, podem ser buscados em Diretórios específicos. Os Espaços de site estão listados no Diretório de espaços, e os Espaços pessoais podem ser encontrados listados tanto no Diretório de pessoas, quanto abaixo do seu perfil pessoal. 

Como exemplo de Espaços interessantes podemos citar:

1) A criação de Espaços voltados para equipes;

 2) Espaços de centralização de informação sobre determinado projeto de uma equipe pequena;

3) Espaços pessoais onde é possível armazenar de forma privada todos os seus trabalhos e monitorar suas tarefas, podendo compartilhá-los posteriormente, se desejar.

 Criando o primeiro Espaço:

  1. Acesse o Confluence;
  2. Selecione a opção “Criar espaço”;
  3. Escolha entre os tipos de Espaços, o que melhor responde à sua necessidade;
  4. Crie e digite o título para o Espaço a ser criado;
  5. Crie uma senha para o Espaço;
  6. Defina as permissões para o Espaço;
  7. Selecione a opção “Criar”;
  8. Digite na visão geral do Espaço, informações relevantes sobre os objetivos do mesmo, e o grupo de pessoas que terão acesso aos esse Espaço.

Após a criação, você poderá alterar as cores, o logotipo, a barra lateral, e ainda, a página inicial daquele Espaço. Poderá ainda, definir permissões de controle sobre quem pode visualizar e editar o Espaço de forma colaborativa com você, inclusive, concedendo permissões de administrador à colegas de trabalho. 

O número de Espaços que podem ser criados é ilimitado, sendo que cada Espaço possuirá página inicial, blog, páginas, comentários, arquivos e RSS feed, próprios, podendo também, possuir estética própria, com cores, logotipos e barra lateral. Além disso, cada Espaço tem seu conjunto de permissões de acesso, definido pelo administrador, ou administradores. 

O Confluence disponibiliza templates, ou seja, temas de Espaços. Assim, o primeiro passo após identificar as suas necessidades de organização, é escolher um template de Espaço. Posteriormente, você pode escolher uma foto para auxiliar na identificação e personalização do seu Espaço, que poderá ser desde um logotipo (Espaço do site), ou uma foto pessoal (Espaço pessoal), para o perfil. No caso de um perfil inicialmente criado para ser privado, posteriormente a criação, poderá ter suas permissões de acesso alteradas a qualquer momento.  

Lembrando que cada Espaçoé constituído por Páginas, uma coleção delas, que é onde seu conteúdo irá residir. 

Papel Páginas: sãodocumentos vivos que você pode criar no Confluence. Esse recurso pode ser utilizado para quase tudo, desde planos de projeto, anotações de reuniões, guias de solução de problemas, até políticas da empresa. O Confluence disponibiliza uma variedade templates para te ajudar a criar páginas para os mais diversos conteúdos. Caso você não encontre um modelo para o tipo de conteúdo que deseja criar, você poderá iniciar com uma página em branco e personalizar conforme suas necessidades.

 Criando nova página:

A criação de uma página nova é bastante fácil e intuitiva. Você só precisa clicar na opção “Criar” e preencher a página com textos, tabelas, imagens e outros conteúdos que desejar. Diferente de um documento tradicional do Word, as páginas que você criar no Confluence serão online. Possibilitando que, qualquer pessoa com acesso ao Confluence, possa visualizar o conteúdo, caso esse for o seu desejo.

Assim como para a criação de Espaços, o Confluence poderá ajudar você a encontrar o template perfeito para suas necessidades e auxiliar no controle de quem poderá ver, editar e comentar nas páginas, além de, possibilitar a organização do conteúdo em categorias.

Ramificação de página:

Com a opção de ramificação de página, você poderá organizar o conteúdo do Espaço, através de uma ramificação de página hierárquica, o que irá tornar a busca e o acesso ao seu trabalho mais rápido e fácil. Outro recurso disponibilizado pelo Confluence, é a possibilidade de agrupar Espaços e Páginas relacionadas, auxiliando assim, na organização dos conteúdos.

Jira e Metodologias Ageis

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)