O termo Intranet surgiu na metade dos anos 90, nos EUA e buscava solucionar problemas e impasses de comunicação dentro das empresas. Sua estrutura é formada pela mesma tecnologia da internet, mas seu uso é destinado exclusivamente a profissionais vinculados a uma determinada instituição.
Através de sua tecnologia, a intranet possibilita interligar informações, conteúdos e arquivos de diversos setores, por meio de uma rede de computadores.
Possibilitando assim, o armazenamento e organização das informações em um único lugar, facilitando a circulação de informações, gerando interação entre os colaboradores de forma simples e dinâmica, fomentando o engajamento dos profissionais e proporcionando maior segurança sobre informações compartilhadas.
Entre as plataformas de comunicação corporativas disponíveis no mercado, podemos destacar a eficiência da intranet. Que por se tratar de um sistema de comunicação específico para o uso de empresas, visa promover a integração entre os colaboradores e facilitar a comunicação entre os profissionais. Podendo ser da mesma área, ou de diferentes departamentos e times, sem a necessidade de estarem no mesmo espaço físico. Além disso, a intranet é um ótimo canal de comunicação entre os líderes da empresa, a gerência e os colaboradores da empresa. E possibilita a integração de todos que compõe a empresa, através de espaços para comentários, enquetes, fóruns, entre outros recursos.
A grande maioria das plataformas de Intranet também disponibiliza aplicativos que podem ser instalados em computadores, celulares ou tablets dos colaboradores. Mas, nesse caso, é importante que exista cultura organizacional clara sobre os limites de interações e que esses limites sejam respeitados. Para que assim, não ocorram problemas para empresa, como causas trabalhistas, por não ter respeitado os horários de descanso dos funcionários.
Dessa forma, a intranet é um ótimo meio de interligar e integrar times, unidades e departamentos através de uma rede de computadores, e por possuir acesso restrito aos colaboradores, traz mais segurança a empresa. Além, de ser uma excelente maneira de manter informações, documentos e conteúdos, em um único lugar e de fácil acesso.
Quando a intranet é pensada e implementada de forma correta, ela permitirá que os colaboradores da empresa tenham acesso a conteúdo de forma centralizada, organizada e acessível, através de um site interno, conhecido como Portal de Intranet, ou Portal Corporativo.
Entre as vantagens da Intranet podemos destacar:
- Excelente canal para a centralização de informações, documentos e conteúdos;
- Permite que todos os colaboradores tenham acesso às informações, inclusive, permitem que filiais acessem conteúdo da matriz e ao contrário também.
- Por não precisar utilizar recursos materiais como impressões e papéis, é uma opção mais sustentável;
- Se for uma plataforma bem planejada e gerenciada, possibilita que as informações estejam sempre organizadas e atualizadas.
- Através da utilização de ferramentas auxiliares, é possível mensurar a utilização da intranet e o consumo dos conteúdos por parte dos colaboradores, facilitando assim, o monitoramento da eficácia da ferramenta.
Porém, para que a intranet atinja toda sua potencialidade, ela precisa ser muito bem planejada e necessita que seu formato seja atrativo e acessível para os colaboradores, pois, se não forem tomados esses cuidados, a empresa pode sofrer com a baixa adesão dos profissionais. Por isso, é fundamental que sejam tomados alguns cuidados na elaboração da interface, até o formato dos conteúdos compartilhados, para que assim consiga atrair e promover engajamento dos colaboradores.
Um dos principais diferenciais da intranet como estratégia de endomarketing, é que por se tratar de uma ferramenta customizada, e que pode ser personalizada e programada conforme as normas, necessidades e objetivos de cada empresa, possui maiores chances de sucesso.
Quer saber mais sobre Canais de Endomarketing?
Acesse o artigo completo clicando aqui!