Entender os processos de negócio, identificando as tendências e fazendo previsões assertivas para futuros resultados. Estes são apenas alguns dos benefícios que o uso de BI em vendas proporciona!

Fazer o uso de Business Intelligence em vendas, permite tomar decisões mais acertadas sobre os rumos da organização, afinal, estamos sempre em busca de novos — e melhores — insights para aprimorar nossas estratégias.

Além de ser uma ótima forma de monitorar o desempenho e os resultados, identificando oportunidades de melhoria e aprimoramento das estratégias.

Mas, como exatamente o BI otimiza a desenvoltura e os resultados dos times de vendas?

Como começar a utilizar BI na área de Vendas da sua empresa e aproveitar esses benefícios?

Essas são algumas das perguntas que vamos responder no Post de hoje!

Como o BI pode potencializar os resultados da área de Vendas?

Antes de ir mais a fundo sobre o uso do Business Intelligence especificamente na área de Vendas, vamos relembrar rapidamente O Que é o BI.

O que é Business Intelligence (BI) e para que ele serve?

O BI é uma importante ferramenta de análise de dados que pode ser aplicada em diversas áreas do negócio, inclusive na área de vendas.

Isso porque, através do BI, é possível monitorar o desempenho das equipes, identificando oportunidades de melhoria e tomando decisões assertivas para futuros resultados.

Ele pode ser aplicado de diversas formas. Algumas das principais aplicações do BI são:

  • Análise de dados;
  • Monitoramento de performance;
  • Tomada de decisão;
  • Previsões e projeções.

Qual a relação de BI e Big Data?

Diferentes do que muitas pessoas acreditam, Business Intelligence e Big Data não são sinônimos!

Enquanto o Big Data se refere  a um conjunto de dados estruturados e não estruturados que são extremamente complexos e difíceis de processar.

O Business Intelligence se refere justamente ao conjunto de técnicas e ferramentas voltadas para o tratamento e análise destes dados.

No BI o objetivo é extrair informações relevantes para a tomada de decisão utilizada para analisar esses dados e transformá-los em insights valiosos.

Assim, é possível utilizar o máximo do potencial que o Big Data pode proporcionar!

Até por que, de nada vale um mundo de informações a sua disposição, se elas não estiverem limpas e organizadas, para realmente servir de uma base confiável para identificar gargalos, oportunidades e servir de alicerce seguro para a tomada de decisões.

Como o BI funciona?

Basicamente, o Business Intelligence é composto por 4 etapas principais:

1. Aquisição e armazenamento de dados;

2. Pré-processamento dos dados (limpeza, organização e transformação);

3. Análise dos dados;

4. Visualização de resultados.

A etapa de aquisição e armazenamento de dados é a primeira e, talvez, a mais importante. É nela que são reunidos todos os dados relevantes para a análise.

Os dados podem ser provenientes de diversas fontes, como:

  • sistemas internos de uma empresa; 
  • planilhas eletrônicas;
  • bases de dados externas; 

entre outras.

Uma vez que os dados são obtidos, é preciso realizar o pré-processamento, que inclui as etapas de limpeza, organização e transformação dos dados.

A limpeza de dados é muito importante para garantir que os dados sejam consistentes e estejam em um formato adequado para análise.

A organização dos dados é importante para que eles possam ser facilmente interpretados e manipulados.

Por fim, a transformação dos dados pode ser necessária para facilitar a análise ou para obter um resultado mais preciso.

Após o pré-processamento dos dados, é possível realizar a análise propriamente dita.

Existem diversas técnicas de análise de dados. Cada técnica pode ser utilizada de acordo com o objetivo da análise.

Por fim, os resultados da análise devem ser visualizados de forma clara e concisa, para que seja possível compreendê-los e tomar as decisões necessárias.

“A vantagem competitiva das equipes de vendas que utilizam dados explica por que o planejamento de vendas se tornou uma área de investimento prioritária.”

LinkedIn – Global State of Sale Report 2021 – Brasil

Como aplicar BI em Vendas?

O Business Intelligence pode ser aplicado de diversas formas na área de vendas, por isso, é importante que cada empresa identifique qual a melhor forma de utilizar esta ferramenta de acordo com as suas necessidades.

Algumas das principais formas de utilização do BI em vendas são:

  • Análise de dados e comportamento dos clientes;
  • Mapeamento da concorrência;
  • Previsões e projeções de vendas;
  • Identificação de oportunidades;
  • Gestão de campanhas publicitárias;
  • Gestão de equipes.

Análise de dados e comportamento dos clientes:

A análise de dados dos clientes é uma das principais formas de utilização do BI em vendas.

Isso porque, através da análise de dados, é possível obter informações valiosas sobre o perfil dos clientes, seus hábitos de consumo e suas preferências.

Estas informações podem ser utilizadas para direcionar as ações de marketing e vendas, a fim de aumentar as chances de conversão.

Mapeamento da concorrência:

Ao identificar estratégias e ações que seus concorrentes têm utilizado, é possível entender se são necessárias mudanças nas estratégias que você tem utilizado e identificar oportunidades no mercado.

Percebendo quais estratégias funcionam — ou não — para a sua concorrência pode ajudar a enxergar os seus próprios erros e acertos de formas mais claras.

Além de tornar possível a identificação de gaps no mercado que, via de regra, se mostram como ótimas possibilidades a serem exploradas.

Previsões e projeções de vendas:

Com a análise de dados é possível fazer previsões e projeções de vendas, o que auxilia na tomada de decisões estratégicas.

Estas previsões são importantes para fazer o planejamento financeiro da empresa, bem como para identificar possíveis problemas que possam surgir no futuro.

Identificação de oportunidades:

A análise de dados também pode ser utilizada para identificar novas oportunidades de negócio, seja na forma de novos mercados, novas estratégias ou novos produtos.

Estas oportunidades podem ser exploradas para aumentar as vendas e/ou a rentabilidade da empresa.

Gestão de campanhas publicitárias:

O BI também pode ser utilizado para gerenciar campanhas publicitárias, monitorando seus resultados e o ROI (Retorno sobre o Investimento).

Com estas informações é possível fazer ajustes nas campanhas em andamento e/ou planejar novas campanhas, de acordo com o objetivo desejado.

Gestão de equipes:

Por fim, o BI também pode ser utilizado para a gestão de equipes, monitorando seus desempenhos e resultados.

Com as informações obtidas através dele, é possível identificar quais equipes estão performando bem e quais precisam de ajustes.

Mais do que isso, é possível identificar quais pontos de oportunidades de melhoria e treinamento para as equipes devem ser trabalhados.

Afinal, não basta observar se algo está dando certo ou não. É necessário saber o motivo dos resultados que estão sendo obtidos — positivos ou não — para saber quais atitudes devem ser tomadas.

Seja para resolver um problemas ou apontar um ponto forte que pode ser melhor explorado.

Benefícios do BI em Vendas

O Business Intelligence proporciona diversos benefícios para as áreas de marketing e vendas, alguns deles são:

  • Aumento da produtividade;
  • Melhoria do desempenho das equipes;
  • Redução de custos;
  • Maior eficiência nas campanhas publicitárias;
  • Identificação de novas oportunidades;
  • Aumento das vendas.

O Bi ajuda as empresas a tomarem decisões mais acertadas, baseadas em dados e informações confiáveis.

Isso porque, através da análise de dados, é possível ter uma visão mais ampla do mercado e das tendências, além de identificar oportunidades e ameaças.

BI e Dashboard: qual a diferença? Qual deles é melhor para Vendas?

Assim como a confusão causada pelo conceito de BI e Big Data, como falamos anteriormente, é muito comum que o Business Intelligence seja confundido com Dashboards em uma primeira impressão.

Basicamente, podemos dizer que sim, o Dashboard está presente em BI, mas ele é apenas uma ferramenta na última fase de aplicação do Business Intelligence — a visualização dos dados.

Diferenças entre Business Intelligence (BI) e Dashboard

Em resumo, podemos dizer que:

O BI é uma metodologia, um conjunto de técnicas e práticas que tem como objetivo principal a transformação de dados brutos em informações úteis para a tomada de decisão.

Já um Dashboard é uma interface de usuário, uma forma de visualização dos dados que foram gerados a partir do BI.

São uma ferramenta muito útil que, quando bem desenvolvidos — a partir de dados de confiança e com o tratamento correto — facilitam muito a acessibilidade aos dados para todos os membros da equipe.

Permitindo um acesso às informações relevantes de forma rápida, fácil e democratizada, sem a necessidade de um profissional de TI para interpretar os dados.

Ferramentas de Business Intelligence

Existem diversas opções de ferramentas de Business Intelligence no mercado. A escolha da ferramenta certa é extremamente importante para que o seu time atinja o seu potencial máximo.

Quando a questão é escolha de ferramenta, nem sempre “mais” significa “melhor”! 

Mas, em contrapartida, nem sempre o mais básico vai atender suas necessidades, mesmo que a sua equipe seja pequena.

É importante observar os membros de sua equipe, as pessoas que utilizarão as ferramentas, e quais são os objetivos que devem ser alcançados com a análise dos dados.

Para facilitar a sua escolha, separamos algumas das principais ferramentas de BI para que você possa comparar e escolher a que melhor se adequa às suas necessidades.

Conheça 3 das principais ferramentas de BI disponíveis:

  • Tableau
  • Qlik
  • Microsoft Power BI

Vamos olhar cada uma delas mais a fundo para te ajudar a entender qual destas ferramentas é a melhor para otimizar os resultados do seu time de vendas.

Vamos lá!

Tableau

O Tableau é uma ferramenta de BI voltada para a análise de dados e a criação de dashboards interativos, que permite analisar os dados de diversas fontes, como banco de dados relacionais, planilhas e outros.

Além disso, a ferramenta oferece diversos recursos para a criação de gráficos, permitindo que você visualize os dados da forma que mais facilite a tomada de decisão.

A principal desvantagem do Tableau é o seu custo que, além de poder ser um pouco elevado para algumas empresas, não é cotado em reais. O que pode ser um problema devido a flutuação do câmbio, principalmente para empresas e times menores.

Qlik

O Qlikview é uma ferramenta voltada para a criação de dashboards e a análise de dados, de uma maneira simplificada.

Nela é possível analisar os dados de diversas fontes, como banco de dados relacionais, planilhas e outros.

Uma ferramenta muito popular, também devido à sua simplicidade. Ele permite que qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento técnico, consiga utilizar a ferramenta para realizar análises de forma rápida e eficiente.

Assim como o Tableau, a principal desvantagem segue sendo o custo, que também pode ser um pouco elevado para algumas empresas, além de ter o dólar como moeda base.

Microsoft Power BI

O Microsoft Power BI é uma das principais ferramentas de BI por anos seguidos. Não à toa, segue se mantendo na liderança do quadrante mágico da Gartnet.

Com o Power BI você pode analisar os dados de diversas fontes, como banco de dados relacionais, planilhas e outros, de forma rápida e fácil.

Além disso, a ferramenta oferece diversos recursos para a criação de gráficos e dashboards, permitindo que você visualize os dados da forma que mais facilite a tomada de decisão.

O Power BI é uma das ferramentas mais utilizadas para a análise de dados, devido à sua facilidade de uso e à grande quantidade de recursos que oferece.

Uma ferramenta extremamente completa, mas sem perder a simplicidade, o que permite uma curva de aprendizado relativamente pequena.

Além de permitir a integração com diversas fontes de dados seguras e completas — como o Jira Software, da Atlassian — muitas empresas não se dão conta de que já possuem acesso ao Power BI, uma vez que ele faz parte de alguns pacotes do Office 365, da Microsoft.

Para fechar…

Utilizar o BI em vendas pode trazer resultados espetaculares  para a sua empresa!

Não só os vendedores como também outros profissionais da área, como analistas e gerentes, podem se beneficiar das análises dos dados para tomar decisões mais acertadas.

Não deixe de utilizar as ferramentas certas para ter os melhores resultados!

Esperamos que este artigo tenha sido útil e te ajudado a escolher a melhor ferramenta de BI para o seu time de vendas.

Sabe qual a forma mais segura e rápida de estruturar os dados da sua empresa, aproveitando todas as vantagens que o BI pode oferecer para seu time?

Deixando que um time especializado, que domina as técnicas e ferramentas de Business Intelligence, cuide da sua empresa e entregue uma solução feita sob medida para as suas reais necessidades!

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)