A tendência pela migração de sistemas locais para nuvem já se tornou um processo irreversível. Atualmente, uma ferramenta que exige total atenção para essa mudança é o Jira Software, da Atlassian. Estamos cada vez mais próximos do fim do suporte para a versão Server e isso trará inúmeros transtornos para a sua empresa, caso ainda não tenha iniciado a migração. A maioria deles, ligados a questões financeiras.  

Neste post, vamos falar dos riscos de postergar ou de não realizar a migração da versão on-premise para a versão cloud do Jira, o que pode resultar em sérios prejuízos financeiros.  

Continue a leitura e acompanhe! 

Jira Server x Jira Cloud 

Ambas as versões da plataforma são ferramentas que gerenciam projetos e realizam rastreamento de problemas. No entanto, a versão on-premise já não contará com nenhum suporte ou atualização e se tornará uma opção obsoleta.  

A Atlassian tem feito grandes investimentos em soluções e produtos baseados em cloud pensando em melhorar a eficiência de processos de empresas como a sua, e à medida que isto se intensifica, as discrepâncias em termos de recursos entre as duas versões tendem a aumentar ainda mais.   

Para que você possa se aprofundar ainda mais, recomendamos também a leitura do artigo abaixo: 

Jira Server: Faça já sua Migração para Jira Cloud 

Fim do suporte para o Server 

Como já é sabido e amplamente divulgado, a partir de 15 de fevereiro de 2024, a Atlassian não oferecerá mais atualizações para quaisquer recursos, patches de segurança ou correções de bugs da versão on-premise do Jira. Logo, quem não quiser perder o suporte precisa imediatamente buscar um Atlassian Gold Partner e começar a trabalhar com a versão cloud da ferramenta. 

Por que adiar custará caro  

Abaixo listamos 10 razões pelas quais postergar ou ignorar a necessidade de manter-se atualizado com os novos recursos e tecnologias irão trazer problemas sérios à sua empresa. São elas:  

Mais custos em infraestrutura e hardware 

Muitas organizações subestimam o tamanho dos custos associados à manutenção de servidores locais. Adquirir, configurar e manter hardware e infraestrutura de servidor exige um investimento significativo de capital. Além disso, há custos contínuos, como energia, resfriamento e espaço físico que devem ser levados em consideração. Estes gastos, no longo prazo, podem representar uma carga financeira gigantesca. 

A solução? A migração para a nuvem elimina a necessidade de infraestrutura local, transferindo esses custos para um modelo baseado em assinatura, tornando os custos muito mais previsíveis e gerenciáveis. 

Complexidade de manutenção e custos de pessoal 

A administração de servidores locais exige habilidades técnicas especializadas, resultando em um alto custo na contratação de especialistas em administração de sistemas e o treinamento constante para mantê-los atualizados com as últimas tecnologias. 

Com a migração para a nuvem, as tarefas de manutenção e atualização do sistema são tratadas pelo provedor de serviços, liberando recursos internos para se concentrarem em tarefas mais estratégicas. 

Tempo de inatividade e impacto na produtividade 

Quando é necessário atualizar ou fazer manutenção no servidor local, é inevitável o tempo de inatividade. Esse tempo perdido afeta diretamente a produtividade da equipe e pode resultar na perda de oportunidades de negócios. 

A migração para a nuvem reduz significativamente o tempo de inatividade planejado, uma vez que as atualizações e manutenções são tratadas pelo provedor de serviços sem afetar sua operação. 

Escala limitada e despesas extras 

À medida que a organização cresce exponencialmente, a capacidade do servidor local se tornar insuficiente, levando a mais despesas adicionais. A falta de escalabilidade pode resultar em subutilização de recursos e consequentemente no desperdício de investimentos já realizados. 

A nuvem oferece escalabilidade instantânea e personalizável. Você paga apenas pelo que usa, economizando dinheiro e evitando custos desnecessários. 

Segurança e conformidade 

A segurança de dados e a conformidade regulatória são fundamentais em todos os setores. Manter servidores locais exige a implementação de medidas de segurança, como firewalls, bem como atualizações regulares para evitar violações de dados. Todos esses esforços são dispendiosos e custam uma grande quantidade de dinheiro. 

A migração para a nuvem transfere a responsabilidade pela segurança e conformidade para o provedor de serviços, reduzindo o risco e os custos associados. 

Perda de dados  

Realizar backups adequados é crucial para proteger os dados. No entanto, muitas empresas subestimam a complexidade e o custo de implementar um sistema de backup eficaz, incluindo a necessidade de armazenamento de backup adicional e soluções de recuperação em caso de falha. 

A nuvem fornece soluções de backup e recuperação integradas, garantindo a segurança dos dados sem o ônus adicional. 

Software desatualizado 

A falta de atualização pode resultar em vulnerabilidades de segurança e incompatibilidade com novos recursos e integrações, já que não haverá mais suporte para essa versão do Jira. 

A migração para a nuvem significa que o provedor de serviços gerencia todas as atualizações e garante que você esteja sempre usando a versão mais recente do software. 

Acesso remoto limitado 

Com servidores locais, o acesso remoto pode ser limitado, o que pode prejudicar equipes distribuídas ou em trabalho remoto. A falta de flexibilidade no local de trabalho pode resultar em custos relacionados à perda de eficiência. 

A nuvem oferece acesso remoto ilimitado, permitindo que as equipes trabalhem de qualquer lugar, a qualquer momento, aumentando a produtividade e economizando tempo e dinheiro em deslocamento. 

Perda de recursos e inovação 

A Atlassian está investindo mais em recursos e inovações no Jira Software Cloud. Isso significa que as empresas que não migram correm o risco de ficar para trás em termos de novos recursos e melhorias, afetando sua competitividade. 

A migração para a nuvem garante que sua equipe tenha acesso a todas as inovações mais recentes, melhorando sua eficiência e vantagem competitiva. 

Suporte técnico limitado 

O suporte técnico para servidores locais pode ser mais limitado em comparação com a nuvem, o que pode resultar em problemas não resolvidos e na necessidade de recursos internos adicionais. 

A migração para a nuvem inclui suporte técnico de qualidade, garantindo que você tenha ajuda sempre que precisar, sem custos adicionais. 

Conclusão 

Postergar ou ignorar a migração do Server para o Cloud resultará em prejuízos financeiros enormes para a sua organização. Os custos de infraestrutura, manutenção, segurança e escalabilidade podem se tornar um fardo financeiro enorme. Além disso, a falta de acesso a recursos e inovações atualizados pode comprometer a eficiência e a competitividade da empresa. 

Além de ser uma decisão relacionada à tecnologia, a migração para o Jira Software Cloud também é uma escolha que impulsiona a eficiência operacional e a competitividade de mercado. Para gerenciamento de projetos e processos, a nuvem é o caminho. Portanto, não espere mais e comece a planejar sua migração agora mesmo, construindo uma estrada rumo ao sucesso financeiro da sua empresa. 

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo desse post! 

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato conosco, clicando aqui! Nossos especialistas estarão à sua disposição para ajudar a sua empresa a encontrar as melhores soluções do mercado e alcançar grandes resultados!  

Para saber mais sobre as soluções que a CSP Tech oferece, acesse: www.csptech.com.br.  

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)