Se a sua empresa utiliza o Jira Server é importante estar ciente de que a partir de fevereiro de 2024 a Atlassian deixará de dar suporte para o esse modelo de serviço. O que significa que não haverá mais atualizações de segurança, correções de bugs ou novos recursos para essa versão.  

Para muitas organizações, essa é a oportunidade de preparar seus negócios para o futuro, deixando para trás dores de cabeça com infraestrutura e manutenção de servidores locais. Neste post discutiremos a importância e a urgência da migração para o Jira Cloud, as vantagens de contar com um Atlassian Gold Partner para auxiliar a sua empresa nesse processo e todos as vantagens de utilizar o Jira na nuvem. 

Continue a leitura para saber mais! 

Fim do Suporte Jira Server 

Como já mencionado, o suporte ao Jira Server tem os seus dias contados. Está programado para ser encerrado em 15 de fevereiro de 2024. Após essa data, a Atlassian não estará mais disponibilizando atualizações de recursos, correções ou patches de segurança para essa versão do software. A fim de assegurar a continuidade do suporte e receber atualizações regulares, é fundamental explorar outras opções, como a migração para o Jira Cloud. 

Gostaria de se aprofundar ainda mais nesse tema? Separamos mais um artigo que você também pode se interessar:  

Jira Server: por que sua empresa deve migrar para Cloud o quanto antes? 

O Ambiente Cloud 

A Atlassian fez investimentos substanciais em suas soluções e produtos baseados em nuvem para torná-los a escolha preferencial das empresas. Os serviços em Cloud da Atlassian foram desenvolvidos com bases de código distintas em comparação com as versões autogerenciadas, resultando em uma experiência completamente nova e contemporânea, além de oferecerem uma ampla gama de recursos ausentes nas versões de servidor ou data center. À medida que a Atlassian intensifica seus investimentos na área de nuvem, as discrepâncias em termos de recursos entre as opções autogerenciadas e a nuvem tendem a se ampliar ainda mais. 

A migração para o Jira Cloud oferece aos usuários a oportunidade de desfrutar de uma solução totalmente hospedada na nuvem, com atualizações automáticas e a possibilidade de acessar recursos adicionais por meio de aplicativos e integrações. No entanto, é altamente recomendável entrar em contato com equipes de suporte especializado e empresas parceiras da Atlassian para obter orientações específicas sobre como proceder e assegurar uma transição sem problemas durante o encerramento do suporte do Jira Server. 

A Importância de um Gold Partner Atlassian 

A migração do Jira Server para o Jira Cloud pode ser um processo complexo, que envolve a transferência de dados, personalização de configurações e treinamento de equipes. Por isso é importante contar com um Gold Partner Atlassian — como a CSP Tech — para auxiliar sua empresa nessa transição. 

Os Gold Partners são empresas de tecnologia certificadas pela Atlassian, que contam com equipes de especialistas com ampla experiência no Jira e em demais produtos e soluções da empresa. Eles têm o conhecimento necessário para garantir que a migração seja feita de forma ágil e eficiente, evitando interrupções no seu fluxo de trabalho. 

Vem com a gente descobrir as demais características de um Gold Partner. 

Suporte Personalizado 

Cada empresa é única, o processo de migração pode variar de uma para outra. Um Gold Partner Atlassian trabalhará em estreita colaboração com você para entender suas necessidades específicas e personalizar o processo de migração de acordo com a realidade do seu negócio e o dia a dia das suas equipes. 

Treinamento e Suporte Contínuo 

Os Gold Partners oferecem opções de treinamento e suporte contínuo para suas equipes. Isso inclui treinamento para administradores e usuários finais, garantindo que todos estejam confortáveis e produtivos no novo ambiente. 

Atualizações e Manutenção 

Após a migração, o Gold Partner poderá continuar a fornecer suporte técnico, monitorar o desempenho e aplicar atualizações conforme necessário. Isso permite que sua equipe se concentre no que faz de melhor, enquanto os especialistas cuidam do seu ambiente de gestão de projetos e demandas. 

Vantagens de usar o Jira na Nuvem 

Além das vantagens específicas da migração do Jira Server para o Jira Cloud e do apoio de um Gold Partner Atlassian, o Jira Cloud oferece uma série de vantagens que tornam a migração para uma solução baseada em nuvem um processo ainda mais completo e interessante. Entre elas: 

Atualizações Contínuas 

Com o Jira Cloud, você terá acesso imediato às últimas atualizações, recursos e correções de segurança assim que estiverem disponíveis. Isso garante que sua equipe esteja sempre usando a versão mais recente do software, proporcionando maior eficiência e produtividade.  

Escalabilidade e Flexibilidade 

O Jira Cloud oferece escalabilidade quase infinita. Você pode facilmente adicionar ou remover usuários, personalizar fluxos de trabalho e integrar outras ferramentas de desenvolvimento, como o Confluence e o Bitbucket, para criar um ambiente de trabalho totalmente integrado e adaptável às necessidades da sua equipe.  

Acesso Remoto Simplificado 

A crescente tendência de trabalho remoto torna o acesso à sua ferramenta de gerenciamento de projetos uma necessidade. Com o Jira Cloud, sua equipe pode acessar o sistema de qualquer lugar do mundo, desde que tenha uma conexão à internet, tornando o trabalho remoto mais eficaz e conveniente.  

Maior Segurança 

A Atlassian investe fortemente em segurança, e com o Jira Cloud sua empresa se beneficiará das medidas de segurança mais recentes, como criptografia de dados, autenticação multifator e proteção contra ameaças cibernéticas em constante evolução. 

Redução de Custos 

Migrar para o Jira Cloud também pode representar uma economia significativa de custos. Você não precisará mais se preocupar com servidores físicos, manutenção de hardware ou despesas com data centers. Além disso, o modelo de preços flexível do Jira Cloud permite que você pague apenas pelo que usar. 

Conclusão 

Sua empresa tem até 15 de fevereiro de 2024 para fazer a migração do Jira Server para o Jira Cloud sem perder o suporte. É fundamental reconhecer a importância dessa mudança e aproveitar as vantagens oferecidas pela estrutura em Cloud da Atlassian, incluindo atualizações contínuas, escalabilidade e flexibilidade, acesso remoto simplificado, maior segurança e redução de custos. 

Contar com um Atlassian Gold Partner, como a CSP Tech, pode tornar todo o processo de migração mais tranquilo e eficiente, garantindo que sua equipe aproveite ao máximo a plataforma. A transição para a nuvem não é apenas uma necessidade técnica, mas uma oportunidade de melhorar a colaboração, aumentar a eficiência e manter sua empresa competitiva em um mundo cada vez mais voltado para novas tecnologias. Portanto, não deixe essa movimentação para a última hora. Faça sua migração para o Jira Cloud agora mesmo. 

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo desse post! 

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato conosco, clicando aqui! Nossos especialistas estarão à sua disposição para ajudar a sua empresa a encontrar as melhores soluções do mercado e alcançar grandes resultados!  

Para saber mais sobre as soluções que a CSP Tech oferece, acesse: www.csptech.com.br. 

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)