Em um mercado influenciado pela transformação digital, a personalização de produtos e serviços se tornou a chave para a conquista de clientes cada vez mais leais e fiéis. Com isso, as soluções em Business Intelligence (BI) se tornam um recurso indispensável para empresas que buscam oferecer uma experiência excepcional aos seus clientes.

Através do BI, é possível entender melhor o comportamento do cliente e personalizar os serviços oferecidos. Dessa maneira, a empresa pode melhorar a experiência dos seus clientes, aumentar a satisfação e, por consequência, as chances de fidelização.

Neste post falaremos sobre o como as soluções em BI podem ajudar na personalização de serviços e na implementação ou manutenção de suas estratégias de Experiência do Cliente.

Quer saber mais sobre esse tema? Continue a leitura.

Business Intelligence (BI)

O Business Intelligence (BI), que pode ser traduzido ao português como “inteligência de negócios”, é um conjunto de técnicas, metodologias e ferramentas que permitem a coleta, análise e interpretação de dados de negócios para apoiar a tomada de decisão. É um processo que transforma dados brutos em informações úteis, que podem ser utilizadas para otimizar processos, melhorar a eficiência e aumentar a competitividade de uma empresa.

Esse processo se inicia por meio da extração de dados de diversas fontes, incluindo sistemas de gestão empresarial, planilhas, bancos de dados, entre outras. Esses dados são transformados em informações relevantes por meio de recursos como relatórios dinâmicos, dashboards e aplicativos. O objetivo é permitir que os gestores tenham acesso a informações precisas, atualizadas e confiáveis para uma ação mais segura e assertiva.

Através de ferramentas poderosas, o BI possibilita a geração de insights valiosos sobre o desempenho de negócios, possibilitando aos tomadores de decisão atuar com mais confiança e estratégia. É especialmente importante em um ambiente empresarial cada vez mais complexo e competitivo, pois, permite que as organizações obtenham uma visão mais completa e profunda de suas operações e clientes.

Experiência do Cliente

A Experiência do Cliente, também conhecida pelo termo Customer Experience (CX), é o conjunto de interações que um cliente tem com uma empresa ao longo de todo o seu ciclo. Mais do que apenas a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, o processo envolve toda a jornada do cliente, incluindo atendimento, processo de vendas, suporte pós-venda e a comunicação da marca em geral. Por ser influenciada por todos esses pontos de contato, a Experiência do Cliente deve ser gerenciada de forma integrada, a fim de garantir relações positivas e coerentes.

Segundo uma pesquisa feita pela consultoria PwC, 73% dos consumidores apontam a Experiência do Cliente como um fator importante em suas decisões de compra. Sobre o quanto estariam dispostas a pagar, 42% das pessoas afirmaram que pagariam mais por uma experiência amigável e acolhedora e 43% pagariam mais por maior comodidade. Com base nesses números podemos perceber o aumento de um perfil de consumidor mais exigente, que escolhe as marcas, principalmente, pela experiência que elas são capazes de oferecer.

Para entregar mais experiências de valor aos seus clientes, as empresas devem se concentrar em entender suas necessidades e expectativas e criar uma estratégia para atendê-las em todos os pontos de contato. Isso pode envolver a criação de uma cultura voltada para cliente, treinamentos específicos para os times de atendimento e a adoção de tecnologias para melhorar ainda mais a comunicação com o seu público.

Uma boa Experiência do Cliente é essencial para a fidelidade do consumidor e o aumento da reputação da empresa, garantido seu sucesso a longo prazo.

Personalização de serviços através do BI

A personalização de serviços é uma estratégia de marketing que visa oferecer uma experiência única e diferenciada a cada cliente. Para que uma empresa esteja preparada para oferecer experiencias personalizadas de seus serviços é necessário entender de maneira mais profunda e detalhada as preferências e necessidades de seus clientes. Com a ajuda do BI, as empresas podem criar perfis de clientes individuais e entender suas demandas, permitindo a construção de um conjunto de recursos de comunicação e serviços específicos para cada um deles.

Algumas maneiras de personalizar serviços e melhorar a experiência de seus clientes utilizando o BI são:

Analise o comportamento do cliente

O BI permite às empresas coletar informações sobre o comportamento do cliente, como suas preferências, hábitos de compra e histórico de interações com a marca e seus produtos. Utilizando essas informações, é possível criar estratégia para personalizar os serviços oferecidos e fornecer aos clientes uma experiência ainda mais personalizada e relevante.

Ofereça recomendações personalizadas

Com os insights obtidos através de painéis de BI se torna muito mais simples analisar os dados do cliente e fornecer recomendações personalizadas de produtos ou serviços que sejam relevantes para ele. Essas recomendações podem ser apresentadas por meio de e-mails personalizados ou até mesmo em tempo real durante o processo de compra.

Personalize a jornada do cliente

Ao mapear de ponta a ponta o comportamento dos seus consumidores, a empresa pode personalizar a jornada do cliente adaptando-a às necessidades e preferências individuais. Isso pode incluir o uso de chatbots integrados para interações personalizadas, ofertas de desconto específicas ou até mesmo de serviços complementares baseados no histórico de compras.

Também é possível disponibilizar ofertas pensadas individualmente para cada um dos clientes com base em seus hábitos de compra e preferências. Isso ajuda a melhorar a Experiência do Cliente e contribuir para o aumento do ticket médio da empresa.

Monitore a satisfação do cliente

Além de uma boa Experiência do Cliente e personalização de produtos e serviços, é necessário monitorar e medir a satisfação dos clientes. Com a ajuda do BI, sua empresa pode realizar esse acompanhamento em tempo real. Isso permite identificar rapidamente quaisquer problemas e resolvê-los quanto antes. Além disso, é possível identificar padrões de comportamento que possam indicar problemas maiores.

Alguns indicadores são usados para mensurar a satisfação dos clientes. Podemos citar como exemplo os seguintes:

  • Net Promoter Score (NPS): mede a fidelidade do cliente através da pergunta “em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria nossa empresa/produto/serviço a um amigo/colega?”. Notas entre 0 e 6 são considerados detratores, entre 7 e 8 são neutros e entre 9 e 10 são promotores. O cálculo é feito subtraindo a porcentagem de detratores da porcentagem de promotores.
  • Customer Satisfaction Score (CSAT): mede a satisfação do cliente em relação à experiência com um produto ou serviço específico, tendo como base uma pergunta semelhante a “como você avalia sua experiência com o nosso produto/serviço?”. As respostas são dadas em uma escala de 1 a 5 ou de 1 a 10 e o cálculo é realizado a partir da média das respostas.
  • Customer Effort Score (CES): mede o esforço ou facilidade com que o cliente conseguiu resolver um problema ou realizar uma tarefa com a empresa, baseado na pergunta “em uma escala de 1 a 5, o quanto foi fácil resolver seu problema ou completar sua tarefa?”. O cálculo é feito a partir da média das respostas.

Conclusão

A personalização é essencial para promover uma Experiência do Cliente positiva e marcante. Nesse ponto o BI é peça fundamental, permitindo a análise dos dados coletados sobre o comportamento do cliente, como suas compras anteriores, suas preferências de produto, as interações com a empresa em diferentes canais, aumentando a satisfação e a fidelização desses consumidores e, consequentemente, o faturamento da empresa.

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo desse post!

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato conosco, clicando aqui! Nossos especialistas estarão à sua disposição para ajudar a sua empresa a encontrar as melhores soluções do mercado e alcançar grandes resultados!

Para saber mais sobre as soluções que a CSP Tech oferece, acesse: www.csptech.com.br. 

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)