Se você busca impulsionar a maneira como sua equipe planeja, colabora e executa projetos, a integração entre Jira e Confluence é caminho que sua organização deve seguir. De forma apartada, essas duas ferramentas já entregam ótimos resultados, mas juntas, criam uma sinergia que redefine como suas equipes se comunicam, interagem, entregando resultados excepcionais.  

Nesse post, vamos explorar as possibilidades e as vantagens dessa união, descrevendo os passos essenciais para integrar Jira e Confluence de forma simples e rápida. 

Quer saber mais? Então, vem com a gente! 

Desvendando a Integração: Por que Jira e Confluence juntos são imbatíveis 

O Jira Software, com sua expertise em planejamento e monitoramento de projetos, se une ao Confluence, uma potência na organização de ideias, conteúdos e arquivos. Juntos, proporcionam uma visão abrangente e fidedigna do projeto, incentivando a colaboração integrada e eficiente das equipes. Essa poderosa combinação não se limita apenas a otimizar processos; ela redefine o paradigma da colaboração e eficácia no ambiente de trabalho.  

O Jira Software, especialista em detalhes e meticulosidade no planejamento, encontra seu complemento perfeito no Confluence, uma ferramenta que vai além do simples armazenamento de informações. Ao unir essas duas forças, eliminamos barreiras entre setores e criamos uma sinergia onde as ideias fluem livremente, os conteúdos se entrelaçam organicamente, e a visão do projeto se torna uma narrativa dinâmica.  

Essa integração não é apenas uma adição de funcionalidades; é a criação de um ambiente onde a colaboração é intuitiva, as decisões são embasadas em informações detalhadas e a execução é imbuída de uma eficiência singular. Por isso, romper com as limitações convencionais e abraçar uma abordagem diferenciada na gestão de projetos é fundamental. Nela, Jira e Confluence se tornam os arquitetos de uma transformação verdadeiramente impactante. 

Para que você possa se aprofundar ainda mais, recomendamos também a leitura dos artigos abaixo: 

Tudo o que você precisa saber sobre o Jira Software está aqui! 

Confluence: Como utilizar a ferramenta para promover o Trabalho em Equipe 

Passo a Passo para uma Integração Perfeita 

Antes de mergulharmos nos detalhes práticos, é necessário entender o impacto dessa integração na dinâmica de trabalho. Sabendo disso, vamos começar falando das formas mais básicas de integração entre o Jira e o Confluence. Estas são as etapas fundamentais para você começar a desfrutar dos benefícios da combinação dessas duas ferramentas extraordinárias. Vamos a elas! 

Adicionar atalhos para facilitar o acesso 

Primeiramente, vamos aprender adicionar atalhos em cada uma das ferramentas. 

Atalho do Jira no Confluence: Copie a URL do projeto no Jira, navegue até o espaço do Confluence desejado. Clique em “Adicionar Atalho” na barra lateral e cole a URL, renomeando de maneira a facilitar a localização. 

Atalho do Confluence no Jira: Vá para a página do Confluence desejada, copie a URL usando a função compartilhar. No Jira, clique em “Adicionar Item” na barra lateral e selecione “Atalho”. Em seguida, cole a URL e dê um nome. 

Após esses passos simples, seus atalhos estarão prontos para proporcionar uma navegação eficiente entre as ferramentas. 

Monitoramento de itens do Jira no Confluence 

Para manter o controle direto no Confluence sobre os itens que estão no Jira, você deve colar o link do Jira em uma página do Confluence para criar automaticamente um link dinâmico. O link fornecerá detalhes como ID, título, categoria e status do item. 

Esta abordagem permitirá que sua equipe monitore os itens do Jira sem precisar perder tempo alternando entre aplicativos. 

Exibição dinâmica de Itens do Jira nas páginas do Confluence 

Ao editar uma página, clique em “/jira” ou use o item “+” para selecionar o Jira. Em seguida, digite ou pesquise os itens desejados na barra. Após localizar o item desejado, selecione-o e clique em “Inserir”, personalizando conforme necessário. 

Essa funcionalidade oferece uma maneira dinâmica de exibir e atualizar os itens diretamente na página do Confluence. 

Criar itens do Jira através do Confluence 

Ao editar uma página, clique em “/jira” ou no botão “+” e escolha o Jira. Em seguida, selecione a opção “Criar Item Novo” no painel à esquerda, preencha as informações e clique em “Inserir”. 

A criação direta de itens do Jira a partir do Confluence simplifica ainda mais o fluxo de trabalho.  

Coletor de itens do Jira integrado ao Confluence 

Também é possível combinar elementos do Confluence com o coletor de itens do Jira. Basta configurar o coletor na página do Confluence para permitir a criação fácil e rápida de tickets do Jira. 

Esta abordagem é valiosa para receber feedback dos clientes e organizar informações de forma eficaz. 

Desembaraçando a Complexidade: Relatórios e Gerenciamento de Sprints 

Entramos agora em um item dedicado a descomplicar mais algumas partes da integração, por meio dos recursos de relatórios e do gerenciamento das sprints. Acompanhe! 

Relatórios integrados do Jira no Confluence Cloud 

Para começar a criar e simplificar o trabalho da sua equipe, utilize o template de relatórios do Jira compartilhando o progresso e as mudanças entre as versões. Você poderá personalizar o relatório conforme necessário, exibindo as informações mais relevantes para o seu projeto. 

Essa funcionalidade simplifica o registro de progressos e fornece uma visão clara do status do projeto. 

Visualização de pendências do Jira no Confluence 

Utilizando o macro de pendências do Jira, é possível exibir todas as pendências em uma página do Confluence. Crie pendências ao visualizar uma página ou dentro do editor para facilitar o planejamento e a coleta de requisitos. 

Essa integração proporciona uma gestão eficaz de pendências diretamente no ambiente de trabalho colaborativo. 

Alternância rápida entre Jira e Confluence 

Sabemos que ninguém gosta de perder tempo mudando de aplicativos. Para evitar isso, você pode adicionar ao Confluence links com pendências do Jira , facilitando a alternância entre ferramentas. Também é possível simplificar a transição entre as plataformas utilizando o botão “Links do Jira”

Essa funcionalidade proporciona uma transição suave entre Jira e Confluence, mantendo a eficiência. 

Explorando Novas Fronteiras: Suporte ao Sprint e Autoatendimento 

Agora, vamos focar na gestão de sprints com o apoio do Confluence no Jira, planejamento e avaliação de processos e recursos de autoatendimento para usuários do Jira Service Management. Confira abaixo! 

Gestão de sprints com o apoio do Confluence no Jira 

Crie uma página no Confluence para planejar sprints no Jira utilizando o Modelo de Anotações de Reunião. Você também pode criar links para páginas úteis do Confluence dentro das epics para facilitar o acesso. Já o Modelo de Retrospectiva, existente no Confluence, pode ser utilizado para avaliar processos ao final de cada sprint.  

Essa abordagem integrada facilita a gestão de informações relevantes durante os sprints. 

Recursos de autoatendimento para clientes no Jira Service Management 

Integre também projetos do Jira Service Management a uma base de conhecimento do Confluence criando artigos na base de conhecimento e compartilhando com todos os usuários do Jira Service Management. 

Essa funcionalidade permite que clientes encontrem soluções sem a necessidade de criar uma solicitação. 

Considerações Finais: Desbloqueando o Potencial Máximo 

A integração entre Jira e Confluence não é apenas uma simples junção entre duas ferramentas; é uma mudança ousada e positiva em relação à maneira como as equipes colaboram e entregam seus resultados. Ao seguir esses passos, você desbloqueará o potencial máximo dessas ferramentas poderosas. Experimente a sinergia entre Jira e Confluence agora perceba sua produtividade sendo elevada a novos patamares. 

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo desse post! 

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato conosco, clicando aqui! Nossos especialistas estarão à sua disposição para ajudar a sua empresa a encontrar as melhores soluções do mercado e alcançar grandes resultados!   

Para saber mais sobre as soluções que a CSP Tech oferece, acesse: www.csptech.com.br.  

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)