Se existe um assunto que todo coordenador da área de tecnologia precisa estar atento é o plano estratégico de TI. Isso se justifica porque, com esse documento, o setor deixa de ser visto com um “apagador de incêndios” e passa a fazer parte das táticas de guerrilha da organização.

A ideia é que o trabalho de TI sejam desenvolvido, com base na realidade da empresa, para que ações estratégicas possam ser executadas. Assim, gera resultados positivos em outras áreas, como vendas, marketing, relacionamento com o cliente etc.

Mas se você ainda tem dúvidas sobre o que é um plano estratégico de TI, quais são os seus benefícios e como implementá-lo em sua empresa, não se preocupe! Nos tópicos a seguir, vamos trazer essas explicações. Acompanhe!

O que é um plano estratégico de TI?

O plano estratégico de TI é um processo de gerenciamento que considera os fatores internos e externos de uma organização, bem como as suas características próprias. De tal modo, as atividades de tecnologia da informação poderão ser utilizadas como táticas para que a empresa obtenha benefícios.

Uma das principais metodologias utilizadas para fazer o planejamento estratégico de TI é a análise SWOT. Esse método desenvolve um cruzamento das forças (strengths) e fraquezas (weaknesses) da organização, com as oportunidades (opportunities) e as ameças (threats) do cenário em que ela está inserida.

Exemplo da aplicação do plano estratégico de TI pode ser visto quando falamos na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor no ano de 2020. Esse é um fator do cenário em que as empresas estão inseridas, no qual a área de tecnologia terá que promover estratégias para que a nova legislação seja cumprida.

Quais são os benefícios desse plano?

Ter um plano estratégico de TI bem desenvolvido pode trazer diversas vantagens para a sua organização. Relacionamos as principais delas a seguir, veja!

Redução de custos

Os custos de TI são reduzidos quando se tem um plano estratégico bem definido. Isso acontece porque os gastos serão otimizados e os gargalos serão identificados, para que sejam devidamente solucionados. Com custos reduzidos, a TI poderá aproveitar a verba que sobrar para implementar melhorias.

Se uma empresa tem diversas linhas telefônicas, por exemplo, mas devido à ascensão tecnológica e à comunicação via computadores não as utiliza mais, podem ser renegociados planos ou, até mesmo, ser feitos cancelamentos. Essa pode ser uma das tarefas esmiuçadas no plano de TI.

Melhora da segurança da informação

Com um plano bem estruturado, o setor de TI poderá se dedicar mais às questões relacionadas à segurança da informação. Essa é uma atividade imprescindível, uma vez que dados sigilosos da empresa, bem como de seus clientes, não podem estar sujeitos a fraudes ou falhas no sistema que os coloquem em risco.

Promoção do ajuste de processos

É claro que nem sempre uma estratégia planejada alcançará os seus objetivos e metas na primeira vez em que é executada. Erros e fatores que fogem do controle da organização podem surgir. Porém, um bom plano de TI tem sempre cartas na manga para solucionar qualquer tipo de problema que possa ocorrer.

Como fazer um bom plano estratégico de TI?

Para fazer um bom plano estratégico de TI, existem algumas ações que devem ser executadas. Na sequência, mostraremos uma espécie de passo a passo. Acompanhe!

Faça uma análise do ambiente

O primeiro passo para fazer um plano estratégico de TI é desenvolver uma análise profunda do ambiente. É preciso fazer um inventário de todos os equipamentos que a organização possui, qual é a capacidade do setor, quais são as vulnerabilidades e as fragilidades que ela tem, a capacitação da equipe etc.

Além do cenário interno, também se deve observar os fatores externos. Eles variam desde o setor de TI da concorrência, até fatores políticos e sociais que possam impactar na organização, como é o caso da LGPD, anteriormente citada.

Desenvolva estratégias de TI

Depois de ter feito o levantamento dos fatores do ambiente, devem ser desenvolvidas as estratégias propriamente ditas. Para isso, deve se desenvolver um mapa com soluções baseadas no trabalho feito na etapa anterior.

Crie um plano de execução

É importante que todas as estratégias sejam planificadas em uma espécie de tabela. Ela deve conter o responsável pela sua execução, os recursos físicos necessários, a data limite para que ela seja cumprida e uma meta a ser atingida.

Esse plano precisa estar disponível para todos os membros da equipe. Somente dessa forma será possível que cada colaborador de TI saiba quais são as suas funções para o cumprimento das estratégias que foram traçadas pela equipe administrativa.

Monitore a execução do monitoramento

É importante que as ações sejam monitoradas com uma frequência pré-determinada, para saber se tudo está sendo feito conforme o esperado. Caso alguma estratégia não seja bem executada, é papel do líder verificar o que está acontecendo.

Além disso, ao perceber que algo não sai como o esperado, deve-se buscar saber os motivos que levaram à falha. Os problemas ocorreram por conta de erros humanos ou falta de equipamento adequado? Há alguma maneira de evitar que ele aconteça novamente? Tudo isso precisa ser levado em consideração pelo gestor de TI.

Ajuste o plano

Se ao monitorar as ações do plano estratégico, você verificar que mudanças devem ser feitas, elas devem implementadas o mais breve possível. Afinal, vivemos em um mundo dinâmico, em que os cenários mudam quase que diariamente, principalmente quando falamos em tecnologia.

Uma boa metodologia de trabalho a ser realizada é a conhecida como ciclo PDCA. O método diz que todas as ações precisam seguir a seguinte ordem: planejamento (plan), execução (do), verificação (check) e ação para mudanças (action).

Ter um bom plano estratégico de TI é muito importante para as empresas, principalmente para que uma boa governança possa ser mantida. Por isso, não deixe de colocar tudo o que aprendeu aqui em prática na sua empresa.

Conheça os serviços da CSP Consultoria e entre em contato conosco para agendar uma conversa!

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)