Melhorar a produtividade em vendas é um desejo de toda empresa. Afinal, dessa forma, é possível otimizar os gastos em estratégias, bem como potencializar a qualidade de produtos e serviços comercializados.

Porém, nem sempre os empresários têm uma visão clara sobre como colocar isso em prática. Foi pensando nisso que desenvolvemos este post! Vamos dar uma série de dicas para que você saiba como aumentar a sua produtividade em vendas. Acompanhe e confira!

Faça um planejamento estratégico

O planejamento estratégico de vendas é fundamental para ter uma boa produtividade no setor. Primeiramente, é necessário fazer um estudo aprofundado do perfil de clientes da organização, de modo que as estratégias sejam personalizadas.

Em seguida, é preciso levantar os pontos fortes e pontos fracos do segmento de vendas, bem como as ameaças e oportunidades proporcionadas pelo ambiente em que ele está inserido. De tal forma, se planificam ações que podem tornar as vendas mais eficazes.

Nesse momento, é fundamental que o time de vendas esteja bem alinhado com outras áreas da empresa, como o marketing e a TI. Isso porque essas áreas representam pilares para que os vendedores realizem o seu trabalho, proporcionando sempre uma boa experiência para os clientes.

Monitore indicadores

É preciso que o gestor de vendas monitore os indicadores de resultados do trabalho de seu time. Apenas dessa forma ele conseguirá eliminar falhas e melhorar a produtividade em vendas.

Cabe lembrar que, se as vendas aumentaram em determinado período, não significa que a produtividade também está em alta! Se houve crescimento de vendas, mas foi necessário aumentar muito o tamanho da equipe, os lucros da empresa podem não ser tão expressivos e diferentes de quando ela vendia menos.

Entre os principais indicadores que podem ser monitorados em uma estratégia de vendas, destacamos os seguintes:

Redução dos erros operacionais;
Tempo necessário para executar as vendas;
Rendimento dos vendedores;
Taxas de conversões em estratégias de marketing.

Use ferramentas tecnológicas

Atualmente, existem diversas ferramentas tecnológicas que podem ajudar a melhorar a produtividade de vendas. Com um bom software de gestão e automatização de processos, por exemplo, é possível monitorar indicadores e controlar as atividades em tempo real. Isso faz com que os gargalos sejam rapidamente identificados e corrigidos.

Se o gestor fizer um monitoramento de estoque com uma ferramenta de gestão e perceber que determinados itens estão parados, por exemplo, pode ser feita uma promoção. Assim, além de impulsionar as vendas, se abre espaço nos sistemas de armazenagem.

Invista em programas de fidelidade

Quando um cliente gosta de um produto ou serviço, ele se torna fiel a uma marca. Logo, não será necessário que ele passe novamente por uma campanha de marketing para comprar.

Nesse sentido, convém o investimento em programas de fidelidade, como um cartão de pontos virtual. De tal modo, a cada compra efetivada o cliente recebe uma pontuação, ganhando um prêmio quando uma quantidade X for atingida.

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim. Agora entre em contato com a CSP e entenda melhor a nossa solução de consultoria nessa área.

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)