O que é Outsourcing de TI?

Cada vez mais, as empresas vêm buscando por tecnologias que possam gerar benefícios estratégicos para os seus negócios. Essa busca, já faz parte da rotina de líderes e empresários quem almejam o sucesso para seus projetos e empresas. Já é de amplo conhecimento, que o impacto gerado pelas tecnologias, é entendido como um dos fatores que podem garantir o sucesso de uma organização. Nessa busca por processos tecnológicos estratégicos que entra o Outsourcing de TI.

O Outsourcing de TI, é um termo utilizado para se referir aos processos de terceirização do trabalho dos profissionais de TI, que atuam nas áreas de infraestrutura, gestão, controle e manutenção dos sistemas e tudo que estiver relacionado à tecnologia de informação de uma empresa.

Em tradução livre, a palavra outsourcing significa “fonte externa”, e nesse caso, se refere a utilização de profissionais de TI contratados externamente. Na maior parte das vezes, a contratação acontece através da terceirização dos serviços junto a uma empresa especializada. Ao invés de contratar profissionais para uma equipe interna, utiliza-se do conhecimento e da experiência dos profissionais que já são capacitados para atuar nessa área, contratando-os como equipe externa.

Ao optar pela terceirização, as empresas passam a contar com, além de profissionais qualificados, também com os recursos necessários para atender às suas demandas e assim, atingir melhores resultados. Dessa forma, as equipes que atuam internamente podem focar no core business e otimizar o seu desempenho.

Já sabemos que a área de Tecnologia da Informação é extremamente importante para o desenvolvimento de toda a empresa e essencial para obter sucesso nas operações. No entanto, garantir a melhor tecnologia e estar sempre atualizado requer grande investimento financeiro e esforço interno. Atualmente, o mercado tem se mostrado cada vez mais moderno, tecnológico e competitivo. Para que uma empresa possa atingir seus objetivos e crescer em sua área, ela precisa adotar as melhores soluções tecnológicas disponíveis, soluções essas, que são capazes de otimizar a gestão dos negócios. Para atingir os objetivos, as empresas vêm apresentando a necessidade de equipes de TI, que disponham de profissionais qualificados e contém com uma boa infraestrutura. Porém, sabemos que as ações necessárias para isso, envolvem altos investimentos, e que nem todas as empresas conseguem assumir essa responsabilidade.

Como alternativa a essas dificuldades, o outsourcing de TI, vem apresentando ótimos resultados e despertando o interesse de muitos empresários, das mais diversas áreas. Muitos empresários já estão cientes da importância estratégica de se elaborar uma infraestrutura de TI eficiente.  Porém, muitas vezes estão tão preocupados com as diversas demandas da empresa, que acabem não conseguindo investir tanto nesta área. E é nesse momento, que a terceirização dos serviços de TI, surge como uma alternativa viável.

Essa modalidade de contratação, tem se apresentado como uma solução com melhor custo-benefício para os negócios, por oferecer diversas vantagens: além de um custo inferior, se comparado a implementação de uma equipe de TI interna, pois contribui para a economia na aquisição e na manutenção de soluções, ela também oferece a possibilidade de um maior monitoramento, prevenção contra falhas, e maior a flexibilidade de processos.

Ainda sobre os investimentos necessários, o outsourcing de TI, está se tornando cada vez mais acessível, pois, permite que os fornecedores terceirizados ofereçam serviços específicos para às necessidades de uma empresa, sem a necessidade de grandes investimentos em infraestrutura, ou a elaboração de contratos para grandes projetos.

Outra situação que tem sido bastante comum no meio empresarial, é o caso de instituições que mantêm uma equipe interna de TI, e que utilizam o outsourcing de TI para serviços específicos ou como apoio especializado em determinada área. Uma empresa que optou pelo modelo de outsourcing, contará com o apoio e o suporte de especialistas, prontos para atuar na resolução dos problemas que afetam seu negócio. E assim, dificuldades relacionadas à desenvolvimento, manutenção, e segurança, deixam de ser preocupações da equipe interna, ou do gestor de TI, pois eles passam a contar com o trabalho de profissionais extremamente especializados, por uma parcela do valor que seria necessário na implementação de uma equipe internamente.

Quais são os benefícios do outsourcing de ti?

Os benefícios que envolvem a adoção do sistema de Outsourcing de TI são inúmeros. Principalmente se você deseja proporcionar a sua empresa uma maior disponibilidade tecnológica. Esse modelo, já vem sendo amplamente utilizado em muitas partes do mundo, justamente, por oferecer diversas facilidades as instituições. No Brasil, essa opção tem crescido muito e deixou de ser algo restrito às grandes empresas. Pequenas e médias também já estão utilizando esse modelo, e desfrutando de maior agilidade e eficiência em suas rotinas diárias.

Ao buscarmos informações sobre os processos que envolvem o mercado de tecnologia da informação, é possível perceber que os modelos de Outsourcing de TI, vêm ganhando cada vez mais força e espaço. Com base em um estudo divulgado pela International Data Corporation (IDC), acredita-se que até o ano de 2022, 19% das empresas irão adotar algum dos modelos de Outsourcing de TI. O motivo para esse resultado, já é amplamente conhecido, pois, se referem as soluções apresentadas por esses modelos como um ótimo caminho para as empresas que buscam por uma equipe de TI especializada, atualizada, flexível, eficiente e barata.

Esses resultados são reflexos dos benefícios que a adoção de modelos de Outsourcing de TI, tem trazido para as empresas. Através desses modelos, é possível garantir que as empresas disponham de um parque tecnológico adequado às suas demandas, além de poder contar com uma assistência técnica mais rápida, mais segurança em seus processos, e usuários mais satisfeitos.

Abaixo, preparamos uma lista com as 10 principais vantagens e benefícios que você poderá desfrutar ao adotar os modelos de Outsourcing de TI, e que poderão auxiliá-lo na tarefa de criar vantagens estratégicas e competitivas para a sua empresa.

Redução de custos e maior produtividade

Ao firmar contrato com uma empresa terceirizada e especializada em Tecnologia da Informação, sua empresa poderá contar com profissionais altamente capacitados e atualizados. Ter esse tipo de serviço à disposição, é uma necessidade não só de grandes empresas, mas também de organizações de médio e pequeno porte.

Sabemos que implementar uma equipe interna de TI, requer recursos financeiros e muito planejamento. Nesses casos, são necessários muitos investimentos na infraestrutura e na manutenção da aparelhagem e dos profissionais. Por isso, é uma ótima alternativa é adotar um modelo de outsourcing de TI. Assim, sua empresa poderá contar com uma área de TI moderna e focada nas necessidades e demandas da sua empresa, além de permitir um maior controle sobre os investimentos realizados, gerando ganhos econômicos e elevando a produtividade através do foco em atividades específicas.

A maior economia gerada, quando uma empresa adota um modelo de Outsourcing de TI, diz respeito a economia com capital humano.  Pois, quando uma empresa opta por montar sua própria equipe de TI, além dos salários dos profissionais, também precisará arcar com custos outros custos como: encargos trabalhistas, férias, décimo terceiro salário, diversos investimentos necessários para montagem de uma infraestrutura adequada, além dos altos custos referentes ao treinamento dos funcionários.

Quando a empresa, não precisar arcar com os diversos encargos e tributações referentes à contratação de uma equipe interna de TI, ela gera uma economia de grande importância em seu caixa. Com o modelo de terceirização, é possível que sua empresa contrate profissionais altamente capacitados, através de contratos por número de horas de serviço prestado, podendo ser acionados para solucionar problemas específicos e apenas quando for necessário. Ou através de acordos específicos as necessidades da sua empresa, onde o pagamento será realizado para por um período determinado de tempo, ou por um serviço específico.

Na maior parte dos casos, o outsourcing de TI, é negociado com base na oferta de um pacote de serviços por parte da empresa terceirizada. E ao firmar contrato com essa empresa, elimina-se gastos como: com equipamentos, gerenciamento, e capacitação dos profissionais. Pois, essas atribuições passam a ser de responsabilidade da empresa que foi contratada e está fornecendo o serviço.

Garantia de qualidade dos serviços de TI e Suporte especializado

Outro benefício que as empresas que optam por adotar o modelo de outsourcing de TI, diz respeito ao alto padrão de qualidade das equipes e a possibilidade de possuir um time de suporte especializado no assunto.

Ao contratar uma boa empresa terceirizada, sua organização poderá contar com profissionais que possuem técnicas e experiência avançadas para: resolução dos problemas enfrentados por sua empresa, análises profundas de quais são as melhores opções de enfrentamento de problemas, e fornecimento planos e programas de como ajudar o seu negócio prosperar e atingir as metas estabelecidas. Além disso, uma empresa de outsourcing de TI, poderá prestar serviços, através de profissionais especializados para atuar em demandas de: hardware, software, rede, internet, armazenamento e qualquer outro problema de TI que possa se apresentar. Pois, os profissionais possuem a experiência e os recursos necessários para a resolução desses problemas, o que está relacionado a uma melhor prestação de serviço e um melhor desempenho. Permitindo assim, que a empresa contratante tenha mais tempo para o planejamento e desenvolvimento de seus negócios, conforme veremos no próximo tópico.

Maior foco nos negócios

A partir do momento que as preocupações com a área interna de TI, deixam de existir, cria-se tempo e oportunidades para que as equipes trabalhem com maior foco nas estratégias de negócios. E os gestores podem se dedicar às atividades importantes para as dinâmicas da empresa. Garantindo assim, o foco no core business, e garantindo que a atenção não se disperse daquilo que é realmente importante. Evitando que energia, dinheiro e tempo sejam desperdiçados em funções que podem ser tranquilamente executadas por profissionais terceirizados.

Alta disponibilidade e Agilidade na resolução das demandas

Outro benefício oferecido pelas empresas terceirizadas, é a possibilidade de que os problemas sejam solucionados com maior agilidade, pois a empresa contratante poderá contar com uma infraestrutura moderna e atualizada, e uma equipe de TI altamente especializada, que irá atuar na resolução dos entraves de forma rápida e assertiva, além de poder contar com a alta disponibilidade dessa equipe, pois, ela estará sempre a postos para intervir, ajudar e solucionar possíveis dificuldades.

O resultado desses benefícios, poderá ser percebido através da melhora na qualidade do serviço prestado, nos níveis de competitividade do seu negócio e na percepção do usuário interno, que também será impactada de forma positiva.

Redução de falhas operacionais e Agilidade na correção das mesmas

Falhas acontecem em todos os setores e em todas as áreas, mas ao optar pela contratação de uma empresa terceirizada e especializada em TI, sua empresa terá sempre um time à disposição para atuar de forma rápida e eficaz.

Ao contratar uma empresa experiente e capacitada para oferecer serviços de TI, sua empresa terá a sua disposição, uma equipe altamente qualificada e com toda a estrutura física e tecnológica necessárias para resolver os problemas.

Além de que, devido à experiência das equipes, eventuais erros e falhas poderão ser detectados e resolvidos mais rapidamente, diminuindo a possibilidade da ocorrência de problemas maiores, que possam vir a prejudicar os negócios. Com a diminuição dos erros, diminuem também os custos para a sua resolução.

Atualização e Padronização do parque tecnológico e implementação de novas tecnologias

Um ambiente de TI atualizado e padronizado permite que o atendimento seja realizado de forma mais rápida e eficaz, visto que as ferramentas e equipamentos atualizados e padronizados oferecem a possibilidade de a manutenção ser realizada de maneira mais assertiva. Além de possibilitar que disco rígido seja armazenado em outro ambiente, o que permite que as informações sejam resgatadas, em casos de perda de dados.

A padronização das tecnologias, também impede que surjam problemas de incompatibilidade entre hardware e software, e permite a integração de diferentes sistemas.

 A atualização do parque tecnológico de uma empresa, fornecido pelas empresas terceirizadas, passa pela possibilidade de usufruir de equipamentos novos, atualizados e ágeis e com manutenção dos mesmos, garantida pela empresa terceirizada. Além disso, a solução permite que os colaboradores tenham um melhor desempenho, e entreguem melhores resultados.

Outro aspecto positivo do outsourcing de TI, está relacionado a possiblidade de inovação. Pois ao contar com uma empresa moderna e com profissionais atualizados, as possibilidades de resultados positivos nos negócios, aumenta consideravelmente. A empresa terceirizada possui o conhecimento e as ferramentas necessárias para ajudar o seu cliente a inovar por meio de soluções digitais.

Foco nos usuários e maior Satisfação do Cliente

O mercado de TI, possui uma variedade de empresas que estão aptas a fornecer as mais variadas soluções, que são capazes de otimizar as tarefas de empresas das mais diversas áreas. Sendo assim, a empresa contratante pode escolher qual delas se encaixa melhor as suas necessidades.

Além de que,a contratação de uma empresa terceirizada, possibilita que as demandas sejam resolvidas de maneira mais ágil, proporcionando assim, uma melhora na qualidade dos serviços. Contribuindo para uma melhor experiência para os usuários do serviço e também para seus clientes.

Gestão correta do sistema

Como já foi mencionado anteriormente, a tecnologia perpassa praticamente todas as áreas de um negócio. Por isso, a gestão correta do sistema de TI, realizada de forma consistente e eficiente é fundamental para que o sistema funcione de forma ininterrupta, apresentando um bom desempenho e de maneira segura.

Com Outsourcing de TI, sua empresa poderá contar com uma equipe de profissionais especializados que estão atentos às melhores e mais atuais práticas de mercado

Segurança de dados e informação

Em tempos em que as notícias sobre a Lei Geral de Proteção de Dados são quase diárias, e em que a garantia de segurança de informações é um dos principais assuntos nas empresas, o Outsourcing de TI, traz soluções acessíveis também para essa área. Pois, ao contratar uma empresa especializada em TI, podem oferecer a infraestrutura e as soluções mais adequadas para a sua empresa.

Através de um provedor de TI capacitado, o sistema de computadores da sua empresa estará mais seguro e amparado por uma variedade de serviços de gerenciamento de segurança e prevenção de riscos. Assim, a empresa contratante terá o apoio necessário para garantir a proteção individual dos equipamentos e da estrutural global da empresa, principalmente em tempos que as empresas estão adotando cada vez mais os regimes de Home Office e assim, estão fora do seu ambiente protegido da empresa.

Retorno de investimento (ROI)

O último benefício da lista, diz respeito a possibilidade das soluções terceirizadas operarem em conformidade com o foco e objetivos da empresa contratante. Pois, através do alinhamento da TI com os negócios, será possível contribuir para que a tomada de decisões seja mais assertiva, agregando maior valor às entregas e contribuindo expressivamente para bons resultados. Possibilitando assim, que os investimentos retornem para a empresa contratante.

Quais são os modelos de outsourcing de ti?

Por se tratar de um modelo focado na solução das dores de cada negócio, existem diversos modelos de Outsourcing de TI.

Uma empresa, as suas dores poderão ser sanadas através da contratação de um serviço de pay-per-use, garantindo assim, a transformação digital dessa empresa. Outra empresa, poderá precisar contratar um serviço terceirizado para realizar a implementação e a gestão de softwares.

Abaixo, iremos listar os 6 principais modelos de Outsourcing de TI, e com base nas informações apresentadas, iremos ajudar vocês a encontrar qual dos modelos atende melhor as necessidades da sua empresa.

Hardware as a Service (Haas)

O Hardware as a Service (HaaS) é um modelo focado no fornecimento de equipamentos de TI adequados às necessidades do cliente, sem que haja a necessidade da empresa realizar altos investimentos.

A proposta desse modelo, é garantir ao cliente, um pacote de serviços, que incluia a instalação de máquinas, configuração, suporte técnico e manutenção. A principal vantagem para a empresa contratante, é referente ao pagamento, que será realizado através de uma taxa mensal,  e que pode variar de acordo com o aumento ou diminuição das necessidades do cliente. O HaaS é comumente utilizado por empresas de pequeno e médio porte, que no momento não tem interesse em investir em equipamentos, mas não abrem mão de fornecer aos seus funcionários equipamentos de ponta.

Software as a Service (Saas)

A contratação desse modelo acontece através da aquisição de uma assinatura, que permitirá que o cliente tenha acesso aos softwares que necessita. Depois dessa contratação, os serviços poderão ser utilizados de forma on-line, ou através da instalação de um pacote de programas em cada equipamento.

Com o SaaS, as empresas podem ter acesso às ferramentas necessárias, com preços mais flexíveis, e um pacote de softwares mais completo.

Desktop as a Service (DTaaS)

A proposta do Desktop as a Service (DTaaS), consiste em um desktop virtual que pode ser acessado através de diversos dispositivos em ambiente protegido.

Esse modelo oferece a possibilidade de contratação de um provedor de serviços, que é responsável por garantir todos os ambientes e softwares necessários para execução das demandas de uma empresa.

Diferente dos outros modelos, o foco aqui não está no equipamento em si, mas sim, em garantir um desktop disponível em uma nuvem de serviços, com todos os dados e aplicativos necessários para que o trabalho seja realizado.

Device as a Service (Daas)

O Device as a Service (DaaS) consiste em uma solução mais completa, pois entrega equipamentos e serviços ao cliente de forma personalizada. Assim, a empresa contratante poderá contar, através do pagamento mensal, com os hardwares e softwares que atendem as suas necessidades.

Dessa forma, é possível, por exemplo, que uma empresa contrate um serviço que envolva todo o maquinário, assim como, todos os programas necessários, investindo apenas o valor de uma parcela mensal.  Outra característica desse modelo, é que todo o processo de armazenamento de dados é realizado em um servidor central.

Workplace as a Service (Waas)

Esse modelo é baseado nas necessidades cada vez maiores, das empresas garantiram a seus colaboradores, acesso flexível aos ambientes de trabalho, independentemente do equipamento utilizado ou da localização geográfica.

A proposta central do modelo de Workplace as a Service, é disponibilizar o acesso a todas as ferramentas e dispositivos necessários para a execução de tarefas. Além disso, possibilita o compartilhamento de dados, interação entre colegas e colaboração entre equipes, através da tela do celular, tablet ou computador.

PC as a Service (PCaaS)

O PC as a Service consiste no modelo mais completo de Outsourcing de TI, pois ele apresenta soluções tanto de infraestrutura como de gestão de serviços. Com a adoção do PCaaS, sua empresa passará a ter a sua disposição desktops, notebooks, tablets e outros dispositivos, todos de última geração e prontos para o trabalho, além de softwares atualizados e preparados para o uso.

Esse modelo pode ser a solução ideal para empresas que necessitam de um rápido provisionamento do parque tecnológico para iniciar um novo projeto, independente da área de atuação. E também, poder ser uma ótima opção para empresas que necessitam de tecnologia e suporte de alta qualidade e desempenho, mas que não gostariam de realizar altos investimentos na aquisição desses equipamentos.

Quais são os formatos de contratação de outsourcing de ti?

A resposta para essa pergunta irá perpassar o local onde as empresas contratantes vão buscar por uma equipe externa de profissionais, hoje existem três diferentes tipos de outsourcing de TI: offshore, onshore ou nearshore.

Offshore outsourcing

Nesse modelo, as funções atribuídas a empresa terceirizada são executadas em outro país. Migrando, principalmente, para países em desenvolvimento, que dispõe de mão de obra mais barata e com isso pode oferecer menores custos a empresa contratante.

O Brasil vem se destacando no fornecimento desse tipo de serviço para outros países. Segundo pesquisas realizadas no ano de 2017, o Brasil está em quinto lugar no ranking de países mais bem cotado para oferecer outsourcing de TI a outros países.

Onshore outsourcing

O modelo onshore se refere a terceirização dos serviços através de empresas que atuem dentro da mesma cidade, estado ou país. A contratação de empresas no formato de Onshore outsourcing, possibilita que muitas dores de cabeça sejam evitadas, como dificuldades que envolvem cotação de moeda, localização, linguagem e as próprias diferenças culturais que podem variar bruscamente de um lugar para o outro.

Nearshore outsourcing

O formato de contratação de nearshore, pode ser considerado como um meio-termo das duas anteriores. Nesse modelo, a empresa terceirizada é contratada em países vizinhos ou regiões próximas. O que contribui para a diminuição das diferenças de fuso horário, linguagem e cultura.

Quando devo optar por um serviço de outsourcing de ti?

Para auxiliar na sua tomada de decisão em relação à adoção ou não, de um modelo de Outsourcing de TI, iremos listar os 3 principais fatores que podem ser estar prejudicando o desempenho da sua empresa e que podem ser facilmente revertidos, através da contratação de uma empresa especializada em TI. São eles:

  • Baixa produtividade das equipes
  • Falhas recorrentes de segurança
  • Equipe interna de TI sem tempo para atuar de forma estratégica, pois está ocupada resolvendo questões menores do dia-a-dia.

Conclusão

Em síntese, os modelos de outsourcing de TI, podem ser a solução para os mais diversos problemas enfrentados por empresas das mais diversas áreas. Através da contratação de empresas terceirizadas, sua empresa poderá ter acesso a profissionais altamente qualificados, eliminar gastos com contratações diretas, sejam elas fixas ou temporárias, otimizar o tempo e a qualidade do trabalho desenvolvido pelos funcionários da sua empresa, maior flexibilidade e facilidade para aumentar ou diminuir a equipe de TI, além de evitar toda burocracia e de alto custo que envolvem a contratação de muitos colaboradores.

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)