Atualmente, falar sobre soluções em nuvem é uma necessidade para clientes, funcionários e parceiros que já se acostumaram a ter acesso rápido, seguro e contínuo às informações. Agilidade e a precisão são essenciais para tomar decisões e atender às demandas do mercado. Logo a adoção do cloud computing tornou-se uma necessidade fundamental para o sucesso a médio e longo prazo. Empresas que ainda não adotaram nenhum grau de armazenamento em nuvem em seus processos de negócios não podem ser consideradas empresas em um real processo de transformação digital. 

A Atlassian anunciou recentemente que sua principal prioridade para os próximos anos será o desenvolvimento de tecnologias em nuvem. Este movimento destaca a importância crescente da nuvem como plataforma de escolha para as empresas.  

Nesse post vamos falar das diferenças entre Jira Data Center e o Jira Cloud, mostrando distinções entre essas duas abordagens que são as opções dadas pela Atlassian aos seus usuários após o fim do suporte à versão Server, que ocorrerá em breve. 

Continue a leitura para saber mais! 

Jira Data Center 

O Jira Data Center é um modelo moderno “on-premise” (local), projetado para atender às necessidades de equipes que desejam uma solução autogerenciada. Quando uma empresa opta por essa abordagem, ela mantém total controle sobre seu ambiente. Isso é especialmente vantajoso para organizações de grande porte com necessidades específicas que desejam ou precisam manter as soluções da Atlassian em sua infraestrutura local. 

Este modelo oferece várias vantagens, como alta personalização e escalabilidade, atendendo às necessidades de empresas que precisam de um ambiente controlado para atender a requisitos regulatórios rigorosos ou para adaptar as ferramentas às suas operações de forma mais profunda. O Jira Data Center é uma opção sólida para organizações que buscam manter o controle total de suas operações e infraestrutura. 

Jira Cloud 

Como mencionado anteriormente, a Atlassian está colocando um foco significativo no desenvolvimento de tecnologias em nuvem. No entanto, essa mudança não significa que as empresas que utilizam o Jira Cloud enfrentarão desafios durante a transição. Pelo contrário, a Atlassian oferece suporte abrangente durante o processo de migração, garantindo que os possíveis bugs e incidentes sejam minimizados. 

A computação em nuvem permite que as empresas concentrem seus esforços no que realmente importa: seus negócios. Ela elimina a necessidade de gerenciar tarefas burocráticas, como manutenção de servidores e infraestrutura, liberando recursos que podem ser direcionados para inovação e desenvolvimento de produtos. Além disso, a nuvem oferece flexibilidade em termos de contratação, permitindo que as empresas escolham planos que se adaptem às suas necessidades específicas. 

Principais Diferenças 

Agora que compreendemos as bases do Jira Data Center e do Jira Cloud, vamos explorar as principais diferenças entre essas duas abordagens para o gerenciamento de projetos. São elas: 

Gerenciamento de Projetos 

No modelo on-premise, o gerenciamento de projetos é baseado na premissa de que a empresa tem total controle sobre seu ambiente. As licenças de software podem ser adquiridas anualmente e incluem serviços de manutenção. No entanto, isso também significa que a empresa é responsável por manter e atualizar sua infraestrutura. 

Por outro lado, o Jira Cloud oferece um ambiente independente para o gerenciamento de projetos. Isso permite que equipes trabalhem de forma integrada e desfrutem de uma experiência mais moderna e altamente personalizável. O Jira Cloud oferece uma biblioteca com vários modelos de projetos, como Scrum, Kanban e rastreamento de bugs, tornando o gerenciamento de projetos mais versátil e acessível. 

Recursos do Produto 

No modelo on-premise, a usabilidade do software pode ser mais complexa, pois muitas alterações e processos requerem autorização do administrador. Isso pode tornar a customização e a adaptação mais demoradas. 

Por outro lado, o Jira Cloud simplifica a usabilidade, permitindo que os usuários realizem tarefas por conta própria sem a necessidade de intervenção de profissionais de infraestrutura ou manutenção. Além disso, oferece uma lista clara de funcionalidades que podem ser ativadas ou desativadas com facilidade, resultando em processos mais intuitivos. 

Automação Integrada 

A automação de processos no Data Center é realizada por meio de aplicativos disponíveis na loja da Atlassian, que muitas vezes exigem configurações e personalizações mais complexas. 

O Jira Cloud oferece um conjunto mais amplo e acessível de opções de automação integrada. Ele apresenta funções que podem ser facilmente aplicadas a fluxos de trabalho para automatizar ações repetitivas, como atribuição de tarefas a usuários ou aplicação de condições. Além disso, o Jira Cloud oferece uma Biblioteca de Automação completa e atualizada. 

Visualização de Tarefas 

O Jira Cloud aprimora a experiência de visualização de tarefas, permitindo a personalização de campos e facilitando a marcação de campos frequentemente usados. Esse nível de personalização não estava disponível no modelo on-premise. 

Além disso, a transição entre os estágios do fluxo de trabalho pode ser realizada diretamente na visualização de cada tarefa no Jira Cloud, simplificando o acompanhamento do progresso. A adição de arquivos também é mais eficiente no ambiente em nuvem. 

Novo Editor 

O novo Editor da Atlassian, disponível no Jira Software Cloud, oferece uma experiência de edição aprimorada. 

Os tópicos foram redesenhados para serem mais intuitivos e fáceis de usar, incluindo o uso de cards. Essa nova abordagem mantém a maioria dos recursos oferecidos pelo modelo on-premise, mas com uma interface mais moderna. 

Inteligência Preditiva 

O Jira Cloud utiliza a aprendizagem de máquina (Machine Learning) para sugerir a quem deve ser atribuída uma tarefa (ticket) de forma otimizada. Com uma taxa de assertividade de 86%, o Jira Cloud reduz o tempo gasto na busca pelo usuário correto para atribuir tarefas, tornando o processo mais rápido e preciso. 

Navegador de Tarefas 

O Jira Cloud apresenta um navegador de tarefas atualizado, que facilita a navegação por meio de uma visualização em forma de tabela, com opções de busca e filtros. Isso proporciona uma maneira eficiente de gerenciar tarefas e acompanhar o progresso dos projetos. 

Pesquisas 

Enquanto o Jira Data Center utiliza uma pesquisa por correspondência básica de texto, o Jira Cloud oferece recursos de pesquisa mais avançados. Ele inclui opções como “tarefas recentemente vistas”, “boards”, “projetos”, “filtros” e “planos”, tornando a pesquisa mais rápida e intuitiva. Além disso, o Jira Cloud permite pesquisar outros produtos relacionados, como Confluence, Bitbucket e Opsgenie, e oferece suporte a JQL (Jira Query Language) para buscas mais avançadas. 

Roteiros 

Tanto o Jira Data Center quanto o Jira Cloud oferecem recursos avançados para a criação de planos que envolvem várias equipes. No entanto, o Jira Cloud vai além ao introduzir o recurso chamado “Roadmaps”. Isso permite que os usuários gerenciem seus planos e programações internas em um só lugar, proporcionando maior visibilidade das tarefas e projetos. Esse recurso simplifica a comunicação entre equipes e partes interessadas, contribuindo para um alinhamento mais eficiente de todos os envolvidos. 

Insights e Relatórios Ágeis 

Tanto o Jira Data Center quanto o Jira Cloud oferecem diversos modelos de relatórios ágeis, fornecendo informações em tempo real sobre métricas e desempenho. No entanto, o Jira Cloud se destaca por oferecer insights atualizados com base nas contribuições da comunidade, aprimorando a visibilidade das placas (boards) e backlogs e apoiando a tomada de decisões mais informadas. 

Encerramento do Modelo On-premise 

A Atlassian anunciou que encerrará o suporte ao modelo Server em 15 de fevereiro de 2024. Com o prazo chegando, as empresas que desejam fazer a transição para a nuvem precisam buscar empresas Gold Partner Atlassian para auxiliar nesse processo.  

No entanto, é importante esclarecer que também é possível tratar toda a questão diretamente com a  Atlassian, que comercializa as licenças diretamente com os clientes finais e permitem que as empresas tenham flexibilidade para escolher o caminho que melhor atenda às suas necessidades. Entretanto, contratando empresas especializadas e certificadas, como a CSP Tech, existem algumas vantagens, que vão desde consultoria e suporte durante a migração até condições especiais na aquisição das novas licenças.. 

E se a Internet cair? 

Uma preocupação comum em relação ao armazenamento em nuvem é o que acontece quando a conexão com a internet falha. No entanto, em um mundo cada vez mais dependente da conectividade, uma interrupção na internet afetaria quase todos os aspectos de uma empresa, não apenas o acesso às ferramentas em nuvem. 

No cenário atual, em que o trabalho remoto se tornou uma norma em muitas organizações, as interrupções de conectividade são muito menos comuns do que no passado. O custo de ficar temporariamente offline é geralmente menor do que o custo de não investir em transformação digital e, consequentemente, em armazenamento em nuvem. 

Conclusão 

Como demonstrado, a computação em nuvem não é mais um diferencial, mas uma necessidade para empresas que buscam a transformação digital. Mas, adotar ou migrar para novas soluções e ferramentas não é uma tarefa simples. Portanto, é fundamental investir em planejamento e contar com parceiros de qualidade para otimizar o processo e alcançar os objetivos desejados. 

A decisão entre Jira Data Center e Jira Cloud depende das necessidades específicas da sua organização e de sua estratégia de TI. Avalie cuidadosamente as vantagens e desvantagens de cada abordagem, leve em consideração as diferenças destacadas neste texto e faça uma escolha que melhor atenda aos objetivos da sua empresa em sua jornada de transformação digital. Afinal, a capacidade de adaptar e evoluir é a chave para o sucesso nos negócios. 

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo desse post! 

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato conosco, clicando aqui! Nossos especialistas estarão à sua disposição para ajudar a sua empresa a encontrar as melhores soluções do mercado e alcançar grandes resultados!   

Para saber mais sobre as soluções que a CSP Tech oferece, acesse: www.csptech.com.br.   

0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)