A cultura organizacional de uma instituição, também chamada de cultura empresarial ou corporativa, é um conjunto de elementos que irão definir a forma com que a empresa conduz seus negócios e como ela se relaciona com seus colaboradores, clientes e parceiros. Atuando também como uma bússola, que norteia e alinha os comportamentos dos seus funcionários à cultura da empresa.

O conceito de cultura organizacional sintetiza um conjunto de práticas, ações, políticas e comportamentos que regem a rotina da empresa e que se concretizam no dia a dia do trabalho, estando presente em todas as ações que envolvem o negócio, desde os procedimentos rotineiros de uma equipe até grandes decisões de posicionamento de marca. 

Muitos gestores tem encontrado dificuldades para implementar e até mesmo para manter uma cultura organizacional forte. Apesar de possuírem práticas e valores definidos em seus planos para a cultura, eles não se efetivam no cotidiano da organização. 

Para auxiliar nessa jornada em busca de uma cultura organizacional positiva, iremos destacar no decorrer do texto elementos essenciais, assim como tipos de cultura organizacional, exemplos de empresas que são referência na área e também dicas de como superar os desafios impostos a cultura organizacional das empresas diante da pandemia que nos acometeu. 

Como uma cultura organizacional é formada? 

É comum entre as empresas, de consultoria e gestão em cultura organizacional, definirem a cultura coorporativa como a identidade da empresa. Essa identidade, ou cultura empresarial é o conjunto de características, valores e objetivos que definem a instituição.

A cultura organizacional de uma empresa se constrói com base em alguns elementos essenciais. Esses elementos têm a função de tornar a cultura da organização sólida, além de auxiliar os gestores a encontrar norteadores tais como: propósito, missão e valores. Os elementos são:

Pressupostos

Os pressupostos são crenças e sentimentos inconscientes, mas que estão presente nos colaboradores e parceiros da empresa. Essas crenças são estabelecidas por meio da convivência do grupo. 

Os pressupostos aparecem de forma mais nítida na primeira impressão causada pela empresa. Quando um novo funcionário é admitido, ele ainda não sabe exatamente como a empresa funciona, mas depois do primeiro dia ele já consegue emitir uma opinião de como se sentiu naquele ambiente e de como as pessoas interagem naquele local. Isso acontece também com clientes e parceiros.

O objetivo a ser alcançado dentro de uma empresa quando se trata de cultura organizacional, é de que a cultura desta instituição esteja tão bem estruturada a ponto de formar uma primeira impressão específica em quem entra nos seus escritórios ou qualquer outra instalação.

Valores compartilhados

Os valores compartilhados tem origem nos valores organizacionais da empresa e são definidos a partir do que é fundamental para a instituição. Esses valores são o que definem a razão pela qual os colaboradores desempenham suas tarefas. Esses valores atuam também como norteadores na tomada e justificação de decisões.

Os costumes a serem exercidos dentro de uma empresa são definidos com base nos seus valores. É fundamental que esses valores estejam muito bem estabelecidos e que todos que compõe o quadro de colaboradores e parceiros da instituição estejam cientes desses valores, para que assim possam materializa-los no cotidiano do trabalho. 

Princípios como respeito, comprometimento, bom atendimento e agilidade são exemplos de valores empresas podem eleger para compor sua cultura organizacional.

Artefatos

Os artefatos se originam a partir dos valores estabelecidos pela empresa. Eles se constituem através de práticas de gestão, símbolos, padrões e histórico do negócio. Representam ações concretas que sustentam a cultura da empresa no dia a dia. Para que um negócio a tenha uma cultura forte e positiva é necessário que esses artefatos sejam acionados de forma natural e constante. 

Os ritos, protocolos e as atividades desenvolvidas e incentivadas no ambiente de trabalho também são considerados artefatos. Esses artefatos devem ser utilizados com frequência, desde que estejam alinhados com um objetivo maior, que geralmente é o aperfeiçoamento da cultura da empresa. Outro artefato comumente utilizado são os encontros, cerimônias e eventos que podem ser formais ou informais, e que são responsáveis por dar visibilidade e consolidar os valores da instituição.

Se um dos objetivos da instituição é fazer com que a convivência entre seus colaboradores seja respeitosa e que os profissionais estejam comprometidos com o trabalho realizado, é necessário que essas práticas sejam incentivadas e que os gestores tenham a sua disposição artefatos que contribuam para isso. Com o passar do tempo, as posturas e atitudes serão internalizadas pelos colaboradores/parceiros/clientes e a cultura será estabelecida.

Qual a importância da Cultura Organizacional?

A criação ou o aperfeiçoamento de uma cultura é extremamente importante pois ela é responsável por guiar, da forma mais natural possível, o trajeto da empresa, orientando na tomada de decisões e preparando a empresa para o futuro e possíveis mudanças que possam ocorrer.

A cultura empresarial reflete os valores éticos e morais da instituição. Através dela a instituição mostra para os seus colaboradores e parceiros os caminhos e posturas que devem ser seguidos. Esses caminhos serão percorridos com base nas expectativas apresentadas pela empresa e na forma como os funcionários devem atuar naquele espaço, sem jamais desrespeitar as individualidades de cada um.

Uma empresa que possuí uma cultura organizacional sólida tem como resultado um ambiente mais saudável para seus colaboradores e consequentemente mais produtivo. Funcionários que se sentem bem em seu ambiente de trabalho, frequentemente passam a se dedicar mais fortemente as suas tarefas e contribuem muito mais para que os objetivos da empresa sejam alcançados.

A cultura organizacional de uma empresa é extremamente importante, mas para que ela se estabeleça não existe uma receita pronta, que pode ser repetida diversas vezes e atingir o mesmo resultado. O que existe são técnicas que podem ser usadas ou não, e que serão definidas a partir de uma avaliação minuciosa das características e particularidades de cada empresa. 

Principais modelos de Cultura Organizacional

Existem diversos modelos organizacionais que podem ser usados como referência e até mesmo adaptados para a realidade da sua empresa. Porém, apesar da variedade de opções, é fundamental que exista uma conexão entre a realidade concreta da empresa e a cultura organizacional que se pretende construir ou aperfeiçoar. 

Dificilmente será possível construir ou manter uma cultura organizacional forte, se ela estiver muito distante do já que ocorre no dia a dia, pois não haverá identificação por parte dos colaboradores e parceiros da instituição. 

Abaixo iremos listar os modelos organizacionais adotados com maior frequência pelas organizações.

1. Cultura de poder ou força

Esse modelo é comum entre empresas que estão focadas na geração de resultados e podem ser consideradas mais conservadoras no que diz respeito a sua cultura. Normalmente apresentam processos de hierarquia bem definidos e consolidados, tendo a figura do dono da empresa como um líder que acumula diversas funções e responsabilidades. Em espaços em que essa cultura predomina é comum que os colaboradores sejam estimulados a competirem entre si para atingir os objetivos. 

É comum nesses casos, a empresa possuir valores fortes que são compartilhados de forma contínua e uniforme. Esse modelo se adequa bem a instituições que executam atividades repetitivas e tradicionais, pois consegue unir o a forma como o trabalho sempre foi realizado, com o que está sendo realizado hoje.

Os padrões adotados nesse modelo de cultura dificilmente mudam, implicando que os profissionais se adaptem e atuem de acordo com eles. Um dos perigos desse tipo de gestão é que ele acaba por limitar o desenvolvimento dos funcionários e não consegue alçar grandes voos, visto que gestões centralizadoras e com dificuldade em delegar tarefas estão fadadas a crescer apenas até um certo ponto.

2. Cultura de tarefas

Empresas que adotam essa cultura dispõe de profissionais específicos para cada tarefa. Isso contribui para que o profissional atue de forma mais focada e faz com que seu desempenho seja mais efetivo e eficaz.

Como o funcionário tem domínio sobre suas tarefas, ele se sente livre para a expressar suas ações e ideias, o que contribui muito para mantê-lo motivado e focado na resolução dos problemas.

Um ponto que pode ser considerado negativo desse modelo, diz respeito a dificuldade de controle e monitoramento do trabalho realizado, visto que não haverá alguém “em cima” do colaborador para garantir o sucesso das atividades.

3. Cultura de pessoas

Esse modelo organizacional está centrado nos seus colaboradores e parceiros. Proporcionando a eles um espaço de crescimento e desenvolvimento dentro da empresa, onde suas opiniões são ouvidas e respeitadas. Tudo dentro dessa cultura é pensado para valorizar e melhorar a qualidade de vida dos profissionais.  

As empresas que seguem esse modelo partem do princípio que os funcionários são a parte principal do negócio e que se esses estiverem motivados a empresa terá mais sucesso. Instituições que adotam esse modelo tendem a atrair e reter talentos com maior facilidade, o que resulta numa atuação mais competitiva no mercado. 

4. Cultura de papéis

Essa cultura possui estruturas hierárquicas bem definidas e é focada nos papéis desempenhados pelos integrantes da empresa. As regras já estão consolidadas e o colaborador já sabe exatamente o papel que irá desempenhar naquele local.

O lado negativo desse modelo é que não haverá muito espaço para mudanças nem inovações, além de impedir a flexibilidade das tarefas, já que a profissional deve apenas realizar o que foi determinado.

Independente do modelo a ser escolhido para uma empresa, é fundamental que essa escolha seja baseada nos valores e crenças da instituição. Uma empresa não precisa seguir um modelo já estabelecido de cultura. É perfeitamento possível, criar um modelo novo, ou mesclar os conceitos dos modelos estabelecidos para que se chegue a um resultado que faça sentido para o negócio.

Por que uma cultura sólida e forte é fundamental para sua empresa atinja bons resultados? 

A seguir iremos listar alguns pontos sobre cultura organizacional e como eles podem contribuir para que sua empresa atinja os objetivos.

  • Atração e retenção de talentos – Uma cultura sólida impacta diretamente na força que sua empresa possui no mercado de trabalho, o que significa uma maior facilidade para atrair talentos, além da diminuição dos esforços para reter profissionais.
  • Autogerenciamento – Equipes com uma cultura organizacional positiva e forte tem em sua essência o apreço pela autonomia, o que faz com que os gestores não precisem perder tempo repetindo regras, pois todos já as incorporaram e as seguem.
  • Processos mais ágeis – Resultado direto dos processos de valorização da autonomia. Quando os colaboradores incorporam a cultura organizacional, os processos da empresa se tornam mais ágeis e naturais, visto que todos já sabem como agir e fazem sua parte
  • Melhor ambiente de trabalho – Uma instituição que possui uma cultura organizacional saudável e bem estruturada, por consequência terá um ambiente de trabalho melhor. Além de aumentar o engajamento dos funcionários, ela evita problemas desnecessários de gestão e convivência.
  • Satisfação do cliente – Estudos demonstram que ao destinar recursos para a construção e manutenção de uma cultura organizacional positiva, os colaboradores dessa empresa se sentem valorizados e são capazes de entregar serviços de excelência para os clientes.

Como conservar a cultura organizacional?

Um dos pontos importantes dentro da cultura organizacional é a sua conservação. Por mais que a empresa possua um projeto ativo, é necessário pensar formas de estimular a cultura constantemente e de forma concomitante a manutenção das estruturas.

Algumas práticas podem ser aplicadas na empresa visando a continuidade desse processo:

  • Viver e aplicar a cultura organizacional continuamente;
  • Dispor de colaboradores que estejam alinhados a cultura;
  • Praticar e reforçar ações positivas através de atividades e dinâmicas;
  • Estabelecer políticas de feedback. 

Exemplos de instituições que se destacam por sua cultura

É muito provável que você já tenha ouvido falar do ambiente de trabalho oferecido pela Google aos seus colaboradores. Com o intuito de incentivar a criatividade e a motivação desses, os locais são sempre informais, divertidos, inspiradores e com horários flexíveis. O foco da cultura da empresa está totalmente voltado para o bem-estar e qualidade de vida no trabalho de seus colaboradores.

A postura adotada pela multinacional se traduz em resultados concretos. Um grande senso de lealdade é criado entre os profissionais, o que garante o empenho genuíno nas atividades realizadas e nos serviços prestados.

No Brasil, uma das instituições que mais se destacam quando o assunto é cultura é a Nu Pagamentos, razão social da Nubank. A empresa tem entre seus valores, conceitos como inclusão, criatividade e descontração, o que permite que a empresa adote posturas mais flexíveis como não cobrar dress code de seus colaboradores e ainda ser pet-friendly.

Dessa forma, a instituição rompeu padrões conservadores e trouxe o oposto da cultura das instituições financeiras tradicionais, atraindo muitos jovens dessa área que buscam maior propósito e satisfação no trabalho.

Todas as empresas, independentemente do tamanho ou da área de atuação, possuem uma cultura organizacional, essa cultura pode estar estruturada ou não, ser positiva ou negativa. O diferencial das empresas de sucesso, está em usar a cultura como estratégia para motivar e engajar os colaboradores, e por consequência estará impulsionando os resultados.

Cultura organizacional na atualidade: Desafios e Potencialidades

A pandemia Covid-19, que se espalhou pelo mundo ainda no início de 2020, causou diversas alterações nos comportamentos da sociedade como um todo. No mundo empresarial não foi diferente. Os impactos gerados pela pandemia foram gigantescos, principalmente para empresas que ainda estavam ou estão passando pelo processo transformação digital.  A situação explicitou a necessidade de mudanças significativas na organização das empresas. Como por exemplo a adoção do home office como medida de isolamento social. Realizar a manutenção de uma cultura e mantê-la forte e positiva nesse contexto é altamente desafiador, mas mais do que isso o contexto pandêmico demostrou a importância de as instituições estarem preparadas para mudanças. 

Para que uma cultura seja sólida, compartilhada e valorizada, ela precisa necessariamente ser adaptável aos imprevistos. A adaptabilidade cultural está diretamente ligada a capacidade de inovação e a de mudanças que respondam de forma eficiente as necessidades que surgiram.

Em tempos de medo, incertezas, insegurança e distanciamento social, como é possível continuar a construir e a fortalecer a cultura de uma empresa? Pensando em auxiliar na busca da resposta para essa pergunta iremos listar ações práticas que podem atenuar os efeitos negativos do contexto que estamos vivendo.

  • Explicitar a visão organizacional da empresa diante do atual cenário

    Comunicar aos colaboradores de forma acessível e objetiva quais serão as ações tomadas pela empresa para a resolução dos problemas é imprescindível nesse momento.
  • Reforçar a missão e os valores da empresa

    Articular ações internas sobre comportamentos, valores e posturas adequadas é fortemente recomendado, pois com o distanciamento físico do ambiente de trabalhos essas informações podem ser negligenciadas.
  • Promover o contato entre os colaboradores

    Além de ser essencial para alinhar as ações entre os colaboradores, também pode ser bastante útil para promover eventos (virtuais) que fortaleçam o sentimento de pertencimento

  • Valorizar o trabalho realizado por cada profissional

    Demonstrar a importância de cada colaborador, através de feedbacks construtivos e honestos e também através de avaliações 360°, tem se mostrado uma ótima alternativa para que os funcionários se sintam seguros neste momento
  • Investir no bem-estar do trabalhador 

    Nesse momento tão sensível, em que muitas famílias estão enlutadas, muitas empresas têm oferecido serviços gratuitos na área da saúde mental a seus funcionários como forma de prevenir possíveis transtornos psicológicos que podem acarretar no afastamento do funcionário.

    Em síntese, não há fórmula pronta, cada empresa tem suas especificidades. Mas é garantido que a cultura de uma empresa irá prevalecer, desde que suas diretrizes sejam praticadas no dia a dia dos colaboradores e, principalmente, de seus líderes.

    A cultura organizacional é um tema de extrema relevância para o mundo empresarial, sendo essencial para o desenvolvimento das atividades e para que a instituição atinja seus objetivos de forma mais rápida e eficaz.
0 CommentsClose Comments

Leave a comment

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos sobre Tecnologia para sua empresa.

Nós prometemos não fazer SPAM :)